23.9.19

Quintas de Sicó: potencial por explorar há demasiado tempo!



Já passaram uns meses desde a última crónica das "Quintas de Sicó" e desta vez destaco uma Quinta que conheço particularmente bem, em Ansião, onde, e já há muitos anos, passei bons momentos com gente amiga, seja num belo almoço seja num café com amigos. Desde essa altura muito mudou, para pior, tal como as fotografias o demonstram.
A Quinta das Lagoas é um activo fabuloso que nas últimas décadas se foi degradando graças a uma gestão desastrosa de políticos incompetentes, que fizeram acordos pouco vantajosos do ponto de vista do contribuinte (para não dizer outra coisa menos bonita...) com interesses privados, os quais estão a contas com a justiça, tal como é público. Como é possível uma quinta destas, situada no local estratégico, ter chegado ao que chegou?!
Este é apenas um de muitos exemplos do que tem acontecido na região de Sicó, um património fabuloso que se tem degradado por burrice (sim, burrice!) de uma classe política pouco competente. Deixamos degradar e/ou destruir o melhor que temos ao mesmo tempo que nos queixamos da falta de sorte, da alegada falta de recursos vários e do centralismo alfacinha. E depois surgimos com ideias peregrinas, que além de não fazerem melhorar as coisas, são mais uma machadada na identidade local/regional.
Espero que nos próximos anos a Quinta das Lagoas tome um novo rumo e traga não só a Ansião bem como a Sicó, mais-valias que tanto nos têm feito falta!



Sem comentários: