13.4.19

A importância do comércio local na dinamização da economia local e regional


De vez em quando abordo aqui a questão do comércio local, já que é um tema muito importante e a vários níveis. Hoje destaco um estabelecimento comercial, situado em Alvaiázere, que me despertou a atenção há uns tempos. Tendo em conta que há poucos dias voltei a Alvaiázere, eis que fui visitar esta loja, de modo a ver se correspondia à boa impressão que tinha dela.
Antes de mais, tem uma localização excepcional, ou seja na rua principal, situada à frente da Câmara Municipal de Alvaiázere. Situa-se num edifício recuperado há poucos anos e tem uma boa apresentação. Tem os obrigatórios bolos/pastelaria com chícharo e curiosamente tem também pinhão (na última fotografia uns são de chícharo e outros são de pinhão). E não se fica por aqui, tendo mais produtos. 
As pequenas lojas do comércio tradicional são fundamentais para a economia, daí que não sejam de "menosprezar" quanto ao seu potencial empregador e de dinamização da economia. Dali surgem muitas vezes ideias criativas e inovadoras que, no conjunto, significam uma boa notícia para a economia local. E Alvaiázere bem precisa...
Sempre que visitarem aldeias, vilas ou cidades, lembrem-se do comércio local e de proximidade. E não se esqueçam que os preços são por vezes inferiores aos das superfícies comerciais, as quais esmagam a margem de lucro de quem produz... Ao comprarem localmente, no comércio local, estão a tendencialmente apoiar as gentes locais, que produzem, e as economias locais, que assim crescem!



Sem comentários: