20.2.19

Ícone turístico em risco?


Esta primeira imagem é das mais conhecidas quando se trata de divulgar Ansião, numa espécie de ícone turístico. É um local bonito, disso não há a mínima dúvida.
Olhando com atenção, há pormenores que importam destacar. O primeiro, e o mais negativo, é que parte da ponte é em betão, algo que devia envergonhar quem se lembrou de tal coisa há muitos anos. Daí a sugestão para retirarem aquele corpo estranho e colocarem uma laje calcária, de preferência antiga, em vez de uma limpinha.
Depois há outro pormenor que me preocupa, ou seja o mau estado da ponte, que necessita de manutenção. A base dos pilares está cada vez mais frágil e se nada for feito, daqui a uns anos pode mesmo ruir.
Locais como este são de preservar, não numa (i)lógica circense, mas sim utilitária. Todo aquele eixo que vai de Ansião ao Marquinho tem potencial e quando digo potencial não é fazer o mesmo que se fez em Ansião. Em Ansião foi importante fazer aquela obra, mas para jusante não é recomendável fazer o mesmo, mas sim preservar o que existe e pensar a coisa de outra forma.




Sem comentários: