16.2.19

Sobre a usurpação do espaço pedonal!


Dia 27 de Janeiro andava pelas ruas de Ansião. Era dia da Feira dos Pinhões e a confusão de carros era imensa. Estava a passar numa rua quando me deparei com esta situação que a primeira fotografia mostra, ou seja um senhor com mobilidade reduzida com dificuldades à conta de um carro estacionado em cima do passeio. Aproveitei para registar o momento, já que uma das muitas coisas que me incomoda é ver carros em cima do passeio. E já agora, sim, é legal tirar fotos a carros com a respectiva matrícula.
Segundos depois de tirar a fotografia, ouvi, por duas vezes, que nem cassete, do outro lado da rua uma senhora a dizer para mim: "há problema"? Eu repondi, que sim, e que o carro estava mal estacionado e que ela deveria estacionar como é suposto, dentro da lei e sem usurpar o espaço que é exclusivo dos peões. Ela disse-me: "e os outros, não estão mal estacionados?". Eu respondi, claro que sim, também estão e tenho aqui várias fotografias, que não seja por isso. Disse-lhe também que a fotografia que tinha acabado de tirar, além de legal, podia ser enviada para as autoridades, de forma a seguir os trâmites legais. Perguntou-me se eu ganhava comissão e eu respondi que ganhava em civismo. Fiquei impressionado com a senhora porque não se preocupou minimamente com o senhor que tinha tido dificuldades em passar por onde pode e deve, tudo devido à preguiça desta senhora. Voltou a entrar no carro e virei costas. Apenas a 200 metros dali tinha estacionamento... Passei lá mais tarde e o carro não estava lá, sinal que o meu alerta resultou.
Parte das fotografias que aqui partilho são de estacionamentos abusivos de pessoas de fora que vieram à feira, enquanto que outras são de locais. Alguns destes fazem isto regularmente, algo que é inaceitável. O Código de Estrada é para respeitar e não há desculpas. O espaço pedonal é para respeitar, não é sequer uma opção mas sim uma obrigação. Chega de preguiça, chega de levar o carro até à porta. Há que estacionar onde se pode, não onde apetece! Andar 200 ou 500 metros não é problema, pois além de saudável é melhor para todos.
E para quem quiser fazer a diferença, têm duas formas, telefonar para as autoridades ou, tendo um telemóvel dito inteligente, fazer descarga de uma aplicação que possibilita fazer a denúncia às autoridades. Basta uma fotografia e os dados da ocorrência, que podem fazer a denúncia no conforto da vossa casa.
Em Ansião faltam mais pilaretes, pois à falta de civismo e fiscalização eficaz, são a única forma de educar cidadãos e cidadãs que não respeitam os outros nem respeitam o espaço pedonal.
Gostam mesmo de Ansião e/ou das vossas aldeias, vilas ou cidades? Se gostam não estacionem em cima do passeio, nos lugares para deficiente (sem o ser...) e noutros locais não previstos. Civismo e respeito acima de tudo!








Sem comentários: