9.12.13

Lavadouros de Sicó


Penso que é mesmo a primeira vez que abordo directamente a questão dos lavadouros públicos da região de Sicó, onde, teoricamente, se procede à lavagem manual da roupa.
É mais um daqueles pormenores deliciosos com o qual esta região nos brinda. Apesar de já muito pouco utilizados, ainda subsistem alguns destes lavadouros, uns recuperados nos últimos anos. Infelizmente são escassas as iniciativas que visam o relembrar desta prática ancestral, daí o azinheiragate abordar esta temática. Quando digo relembrar, obviamente que não me refiro à lógica circense que muitas vezes popula o lembrar do antigamente.
Todos conhecemos algum lavadouro na nossa vila ou num dos nossos lugares, mas, genericamente falando, poucos são os que conhecem os lavadouros das outras vilas ou dos outros lugares. Este, na fotografia, fica em Condeixa, num lugar "perdido" da vista de muitos de nós. Só quem gosta de andar pelos belos lugarejos de Sicó encontra estas preciosidades. Esta, em especial, tem um complemento bem catita, ou seja aquele poço ali mesmo ao lado dos tanques.
Muito mais haveria a dizer sobre isto, mas, para já, fica o convite à reflexão!

Sem comentários: