7.1.20

Vai uma sopa?!


É um dos hábitos alimentares mais saudáveis, comer a bela da sopa. De Verão sopas leves e de Inverno sopas mais encorpadas como esta que se vê na fotografia. Foi há poucas semanas que tive a oportunidade e a sorte de poder comer esta bela sopa. Depois desta encaminhada, tive de repetir mais duas vezes acompanhada do belo pão, cozido nos fornos do Ciclo do Pão, na Serra da Portela, Pousaflores. A sopa é algo que aprecio desde miúdo e que, infelizmente, vejo rarear em muitas mesas de muitas casas por aí, algo que é uma pena, pois além de saudável é algo que representa um património que deveremos preservar e, diga-se, potenciar.
Mas o acto de comer sopa é muito mais do que comer um prato de sopa. É uma bela altura para desfrutar de produtos de excelência e que podemos trazer das nossas hortas (para quem tem...). Muitos produtos, utilizados na confecção desta e de outras sopas, podem ser plantados nos nossos quintais, seja ingredientes mais comuns ou por exemplo variedades tradicionais. É de pensar...
Quando se fala em sopa, pode-se falar também em dinamização territorial, a qual também pode ter um contributo através das sopas. Surpreendidos? Reflictam um bocado,  a ver se tenho ou não razão...
Muitos legumes, que infelizmente não se veem tanto como deveriam na confecção de pratos vários, alguma carninha da boa, vinda da criação familiar, bem como conhecimento gastronómico fazem maravilhas também ao nível das sopas. Não é por acaso que nos últimos anos surgiram vários festivais de sopas.
Nestes dias de frio, fica a sugestão de enriquecerem a vossa dieta com um prato de sopa todos os dias. É bom, é barato e enche a alma, lembrando a nossa infância, onde a sopa era o pão nosso de cada dia!

Sem comentários: