27.3.24

Dia Nacional dos Moinhos: Moinhos Abertos à visitação!


É de aproveitar para visitar os Moinhos da Serra da Portela, em Pousaflores, da Melriça e do Outeiro, em Santiago da Guarda, Ansião. Quem é de fora e quer visitar a região de Sicó tem aqui uma boa oportunidade para passar um fim-de-semana nesta bela região!
Desafio à parte, este é um tema que muito me diz, sendo com muita alegria que vejo passarmos de anos onde só um dos moinhos estava aberto à visitação neste dia emblemático para três moinhos abertos à visitação.
Dois pontos que gosto de relembrar, o primeiro é que há poucos anos submeti ao Orçamento Municipal um projecto que visava a recuperação de todos os moinhos e a criação de uma escola de moleiros, de forma a criar um núcleo de pessoas que dessem seguimento a esta bela arte. Infelizmente não deu em nada, já que em tempo útil não consegui ter um orçamento de uma empresa especializada. O segundo ponto é que mesmo posteriormente já tendo tentado por outra via dinamizar uma escola de moleiros, não consegui, já que a outra parte nunca mais de disse nada. Isto depois de duas conversas, uma dela formal, para que conjugássemos esforços para que isso fosse possível. É um lamento que infelizmente tenho de aqui expor publicamente. Os moinhos têm um potencial extraordinário, e não falo na componente turística, essa já conhecida...
Aproveitando a efeméride, fiquem com um artigo que eu e outros amigos do património elaborámos há uns anos sobre esta temática:



Sem comentários: