24.7.22

Estou parvo com esta falta de solidariedade para com os bombeiros da região de Sicó!


Somos um povo solidário, disso não há dúvida, contudo no meio de tanta solidariedade há sempre quem faça questão de demonstrar que não é solidário/a. Os recentes incêndios ocorridos na região de Sicó trouxeram muita conversa às redes sociais, parte dela positiva e parte dela bastante negativa (nos próximos comentários irei focar vários casos lamentáveis..). Num dos grupos do Facebook de uma freguesia da região de Sicó surgiu o comentário que destaco. Este comentário surgiu como resposta a um comentário inicial meu, onde eu alertava que havia algumas pessoas que falavam muito contra os bombeiros, mas que além de não saberem bem do que falavam e falarem a quente, não se davam ao trabalho de os apoiar. Este apoio poderia ser através de um donativo ou então pelo facto de nos fazermos sócios, salientava eu. Foi em resposta a este meu comentário que esta Carla Ferreira fez esta infeliz afirmação, a qual mostra evidente falta de solidariedade, bem como confusão sobre o que são as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da região de Sicó ( e não só ) e o que são entidades do Estado. Dá vontade de dizer à Carla Ferreira que se tiver algum acidente que telefone para o Estado e não para os bombeiros, já que esta não contribui factualmente com os seus impostos para os bombeiros. Lamento profundamente este tipo de mentalidade que subsiste ainda nos dias de hoje.
Uma coisa é criticar uma acção em particular, onde os bombeiros tenham falhado (também acontece aos bombeiros), outra é mostrar esta falta de solidariedade para com quem se preocupa com ela 365 dias por ano. Acho vergonhosa uma afirmação como esta. Mais valia estar calada, pois evitava fazer esta, na minha opinião, triste figura.
Por iso, e por muito mais, lanço um desafio a cada um de vós. O desafio é simples, quem ainda não é sócio da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do seu município que se faça sócio. Uns míseros 12 euros é um valor irrisório para apoiarem os vossos bombeiros voluntários a cada ano que passa e é um valor que faz toda a diferença para a vossa corporação. Já são sócios? Mantenho o desafio, o qual, neste caso, passa por darem um donativo de 10 euros (ou mais). Quando o fizerem, publiquem nas redes sociais com a hastag #eusousolidariocomosbombeiros22 
Daqui a umas semanas eu irei ver quantas "ocorrências" há nas redes sociais! E não, não sou suspeito para fazer uma iniciativa destas, já que já não sou bombeiro voluntário. Mantenho apenas a defesa da causa nobre.
Partilhem por favor!

Sem comentários: