20.7.22

E agora, ICNF e CCDRC?


Trata-se de um mapa que o Grupo Protecção Sicó produziu e é um mapa deveras interessante. Nas próximas semanas irei ser incisivo sobre a questão dos incêndios na região. E para ser incisivo nem é preciso gastar muitas palavras, mas sim ser objectivo.

Neste mapa têm uma sobreposição entre a área de Rede Natura 2000 (Sítio Sicó/Alvaiázere) e as áreas ardidas dos incêndios de Ourém (Freixianda), Alvaiázere e Ansião. No total cerca de 12000 hectares de área ardida, sendo quase 2000 hectares área da RN2000.

Ora, impõe-se uma questão fundamental. O que fizeram o ICNF e a CCDRN para evitar este desastre ambiental? Sabendo das competências e responsabilidades destas entidades no âmbito da RN2000, o que têm as mesmas a dizer sobre este desastre ambiental?

Estou deveras curioso para saber o que ambas as entidades têm a dizer sobre o sucedido, bem como o que se segue em termos de mitigação do problema e da gestão futura  do Sítio da RN2000 Sicó/Alvaiázere.

Para já é isto que tenho a dizer, mas brevemente voltarei ao assunto, falando de outras entidades com competências e responsabilidades. 

Sem comentários: