14.6.22

Vão-se as feiras do livro, ficam os livros para ler! Vamos lá ler, em força!


Passados alguns meses em que não me pude dedicar plenamente a uma das minhas grandes paixões, a leitura, volto à pedagogia em prol dos livros e do hábito de ler livros de qualidade e sem desacordo ortográfico à mistura. Mas nem só de livros em português se fazem as leituras, já que quem sabe outras línguas, deve ler igualmente obras vindas lá de fora.
Folgo em ver a dinâmica que se mantém em prol dos livros e das leituras com as feiras do livro na região de Sicó. Destaco duas que surgiram nos últimos dias, em força, nas redes sociais, a feira do livro de Ansião e a feira do livro de Soure. Mas vamos a mais uma remessa de obras que adquiri nas últimas semanas. Inicio com um guia fotográfico de aves de Portugal continental. Já tinha 2 outros guias, mas em inglês, daí logo que vi este guia, em bom português, e sabendo da qualidade do mesmo, trouxe-o para a minha biblioteca, para começar a aprender mais umas coisas daqui a umas semanas.

Este segundo livro foi detectado pelos meus olhos numa visita a uma livraria. Por vezes vou a livrarias ou alfarrabistas à procura de certos livros e, por vezes, descubro outros. Este foi o caso. Confirmado que não padecia do desacordo ortográfico, trouxe-o comigo, já que é deveras interessante, útil e valioso para quem lida com a vasta temática territorial.

Também descoberto por acaso, saltou logo à vista com a palavra "geografia", daí ser mais uma aquisição para complementar a minha biblioteca neste domínio. Muito interessante, prometendo leitura atenta.

Passando ao próximo livro, a temática da energia. Apesar de já ter um ou dois livros que versam sobre este tema, não eram tão completas e abrangentes como este. Digamos que é um calhamaço que vai dar luta e que indicia umas longas horas sentado na cadeira a ler com calma.

"The living mountain" é uma obra que já tinha ouvido falar mas que voltou a chamar a minha atenção quando lia um artigo sobre a temática da geoconservação. Fiz a pesquisa e vi que estava disponível numa livraria. Na linha de autores como Aldo Leopold, de "Pensar como uma Montanha", e Henry David Thoreau, com "Caminhada". Para quem é das minhas lides, sabe o quanto fabulosa será a leitura desta obra...

É uma das muitas temáticas particularmente interessantes em termos de cultura geral, ou seja conhecer a história de muitas das cidades históricas e com história deste planeta. Não resisti trazer...

Um livro que versa sobre insectos era algo que faltava na minha biblioteca, daí esta nova entrada na mesma. Estou bastante curioso para ler, especialmente tendo em conta o que se tem falado nos últimos anos sobre o declínio dos insectos a nível global. E é um tema muito, mas muito importante!

Agora duas publicações especiais. Descobri estas duas revista numa pequena livraria em Lisboa, que se dedica a publicações muito específicas como estas duas. Serão duas revistas que irei acompanhar desde já. Estas duas já foram "consumidas" pelo hábito da leitura. Ultrapassaram as expectativas e fiquei fã destas duas publicações. Perspectivas diferentes do que estamos habituados. E estão presentes nas duas artigos que falam sobre Portugal. Sim, somos um país fabuloso com muita matéria-prima para trabalhar, mas infelizmente há demasiadas barreiras para o sucesso em Portugal... O mérito de pouco vale se és alguém com princípios éticos e profissionais invioláveis...




 

Sem comentários: