27.6.22

Dois livros a não perder...



Eram para ter sido incluídos no último comentário que fiz sobre a temática dos livros, contudo, e à altura, ainda não tinham chegado às minhas mãos. Agora, já em trânsito para a minha biblioteca pessoal, posso abordar novamente esta temática que tanto me alegra e à qual dou excepcional importância.

O primeiro livro foi apresentado há poucos dias na Biblioteca Municipal de Alvaiázere, local onde estiveram os três autores desta notável homenagem ao património natural de Sicó. Além do meu exemplar, autografado pelo estimado amigo e presidente da Al-Baiaz, Élio Marques, comprei um extra para oferecer a um amigo destas lides que já andou comigo por Alvaiázere e Ansião em busca da sua biodiversidade para análise científica. Enquanto sicoense, agradeço aos três autores por este importante livro, o qual espero que ajude a inspirar todos aqueles que pugnam pelo património natural da região de Sicó. Quem estiver interessado na compra do livro, pode entrar em contacto com a Al-Baiaz, ou então falar comigo, que eu agilizo a aquisição dentro do que me for possível.

O segundo livro é da autoria do Professor Galopim de Carvalho, conhecido da maioria dos portugueses, dada a sua visibilidade, entre outros, na causa da preservação do património paleontológico. Já estive a dar uma olhadela e vi muita curiosidade que me surpreendeu. Uma delas foi sobre Vila Chã, actualmente, e erroneamente, Vila Cã, em Pombal. Mas há muitos outros topónimos da região de Sicó que são ali descritos, facto que é deveras interessante e justifica a aquisição deste simples, mas genial, livro sobre os topónimos com origem na geologia e geografia portuguesas. Nos próximos tempos irei tentar debater alguns destes topónimos nos vários grupos sobre a região existentes nas redes sociais. Há que estimular o conhecimento geográfico!

Sem comentários: