Ainda não tive a possibilidade de ir à Serra da Portela desde que a colecção de esculturas foi toda posicionada, contudo tenho observado fotografias e comentários vários. Não é fácil abordar esta questão, já que a análise da arte é algo de subjectivo, dependendo a interpretação das esculturas de vários factores. Pessoas diferentes com diferentes perspectivas, experiências de vida e bagagens culturais podem ter opiniões semelhantes ou opiniões muito diferenciadas. E depois há as "opiniões" toldadas pela política.
Na Serra da portela foram colocadas 4 esculturas, cada uma delas muito diferenciada, mas baseada nesta mesma Serra da Portela e os valores naturais e culturais ali presentes. Julgo que a escultura que é mais aceite será a da mó. Esta será, para mim, a que conseguiu o melhor resultado, conjugando o aspecto e a identidade moageira da Serra da Portela. Depois segue-se uma escultura que tem também um valor identitário muito forte, ou seja a escultura das ovelhas. Monte da Ovelha é um topónimo histórico, ainda presente na cartografia histórica da Serra da Portela. Pessoalmente teria colocado a escultura próximo do marco geodésico. Há uns meses tinha dado a sugestão de criar uma escultura deste tipo, concretamente a criação de 3 ou 4 esculturas de ovelhas, as quais seriam colocadas em redor do marco geodésico.
Depois temos a escultura relacionada com as orquídeas. Não será a que a que terá mais sucesso, já que o interesse das pessoas pelas extraordinárias orquídeas presentes todos os anos na Serra da Portela é, genericamente falando, recente, mas esse mesmo facto, conjugado com um bom posicionamento, pode ter um bom impacto em prol da preservação e valorização destes belos elementos da biodiversidade local e regional, no carso de Sicó.
Depois temos a quarta e última escultura, que será porventura a que menos impacto terá, contudo isso faz parte do processo. Julgo que o posicionamento da escultura das ovelhas poderia ter sido outra, mas isso não é muito relevante.
Há umas semanas li o comentário político de alguém ligado a um partido político, a menorizar estas esculturas, algo que me surpreendeu vindo de quem veio, mas quando a isso mais tarde falarei.
A arte é algo que faz falta em Sicó. Poucos sabem o que significa isto no concreto, já que a bagagem cultural de muitos não é assim tão pesada e as ideologias políticas toldam o raciocínio.
Mas, e para finalizar, fico contente com esta iniciativa artística na Serra da Portela. A arte é como o oxigénio, não existimos sem ele...
Sem comentários:
Enviar um comentário