18.8.21

E que tal fazermos isto?! Primeiro na Constantina, depois...


Era para ter ido hoje à rua para criar uma pista no chão como há mais de 30 anos, contudo o cansaço acabou por alterar os planos. De qualquer das formas criei o cenário na minha secretária e quem vir a imagem vai-se lembrar de algo que fez há muitos anos. Jogar às caricas era, para mim, uma brincadeira em criança, tal como era jogar ao berlinde ou ao prego. Também andar numas andas feitas com umas ripas e uns pregos. Belos tempos onde não tínhamos responsabilidades e tempo para estas brincadeiras. Ficaram nostálgicos, digam lá!
Não, não estou a falar destas brincadeiras só porque sim ou para encher chouriços, mas sim para vos desafiar... O desafio é desafiante, passe o pleonasmo, contudo antes de vos desafiar conto como surgiu a ideia. Tenho vários locais ou lugares especiais, que fazem parte da minha infância e juventude por motivos vários. Um deles é a aldeia da Constantina, lugar onde vou encher a alma de vez em quando. Numa das últimas vezes que lá fui, e de forma resumida, fiquei a saber que uma pessoa de idade, uma verdadeira anciã, que muito prezava e que ia visitar depois de estar num dos locais mágicos da Constantina, tinha falecido há poucos meses. Ninguém me tinha dito, daí ter ficado chocado com a triste notícia. Menos uma pessoa numa das muitas aldeias desta nossa Sicó. Depois deste episódio acabei por ter uma ideia que gostava de desenvolver e que passo a apresentar.
Esta ideia seria para replicar noutras aldeias ou lugares de Sicó, contudo aplica-se neste desafio à Constantina, em Ansião. Em que consiste o desafio?
Simples, conhecem aquele antigo campo de futebol, ao lado da igreja? Bem, seria organizar um evento num fim-de-semana, o qual incluiria actividades no campo, caso de caricas, berlindes, prego, andas e outros mais. Trazer a família e passar ali um belo dia. Juntar a isto um almoço ali ao lado, com o pessoal. Isto, obviamente, caso o pessoal esteja interessado. Resumindo, trazer mais vida à aldeia e ajudar a que o pessoal venha mais vezes aos lugares e aldeias, não se cingindo à festa da terra e pouco mais. É fundamental voltar a trazer vida aos lugares!
Não tenho interesse em organizar isto sozinho, já que deve ser uma ideia desenvolvida por todos os que queiram e com apoio do pessoal da Constantina, por isso caso haja interessados em falar nesta ideia, já sabem como me contactar...
Para terminar, uma recordação com uns 35 anos, ali mesmo, no campo da Constantina. Jogávamos à bola ali e uma vez o pessoal decidiu fazer uma brincadeira, colocar uma bola de pedra para alguém chutar sem se aperceber antes que era uma bola de pedra. Alguém caiu na brincadeira, mas já não me lembro quem foi, lembro apenas que doeu a quem deu um chuto na... pedra.

 

Sem comentários: