23.7.21

Arquitectura vernacular: crónica de uma jóia por polir.

Esta é uma de muitas fotografias que tenho no meu arquivo. Trata-se de uma de muitas fotografias que esperam o seu momento, o qual pode surgir poucos dias depois do registo fotográfico ou surgir apenas meses ou anos depois. Esta, em especial, tem largos meses de vida no meu arquivo fotográfico da região de Sicó. É, para mim, uma fotografia mágica, já que retrata uma verdadeira jóia da arquitectura vernacular, desprezada pela maioria de nós. E não, não vou divulgar onde é!

Vejo com grande preocupação uma linha de acção de muitos arquitectos que fazem o que lhes pedem, ou seja arrasar o velho para dar lugar ao novo. "Espécimes" da arquitectura vernacular são destruídos para dar lugar a caixotes quadrangulares. A paisagem urbana e rural sofre com isto. "Espécimes" que podiam ser recuperados e com isso dar nova vida ao edificado existente e com valor. E o curioso é que até temos muitos arquitectos com grande capacidade para isto. Temos arquitectos que podem mudar o paradigma caso lhes seja dada essa oportunidade. E há belos exemplos de arquitectura vernacular preservada aquando da recuperação de casas várias pela região de Sicó.

De quem é a culpa deste cenário de perda de identidade arquitectónica? De todos nós, já que não valorizamos aquilo que podem observar nesta fotografia. Excepcional, belo, lindo... São alguns de vários adjectivos que posso utilizar para ilustrar o que se vê nesta fotografia. E, felizmente, ainda há muitos "espécimes" para salvar, caso o paradigma mude.

Vamos preservar e valorizar a arquitectura vernacular de Sicó?!


 

Sem comentários: