9.2.20

O azinheiragate faz 12 anos!


Foi há 12 anos que criei o blogue azinheiragate, depois de sentir a necessidade imperiosa de ter um espaço próprio de denúncia e tendo em conta o que à altura se passava em Alvaiázere. Nessa altura eu não era conhecido como sou nem tinha o conhecimento, as influências, os contactos e o traquejo que fui ganhando desde então. Assim sendo, foi uma forma de eu ter voz própria e de ultrapassar as dificuldades que tinha em termos de chegar a tantas pessoas e a jornalistas vários. Foi uma forma de mostrar quem mentia e quem é que escondia factos fundamentais em termos ambientais. 
Apesar de na criação do blogue azinheiragate ter estado uma situação específica, caso do abate ilegal de azinheiras, no espaço de poucas semanas compreendi que a minha missão seria mesmo o património da região de Sicó, sendo que após algumas semanas comecei naturalmente a alargar o âmbito do azinheiragate a Ansião, Pombal, Soure e Penela, mas apenas sobre o carso e a área afecta ao mesmo.
Mas vamos às curiosidades. Até a este comentário, inclusivé, foram publicados cerca de 975 comentários no azinheiragate. A minha filosofia é simples, reflectir sobre os factos, sendo que para isso não me interessa publicar todos os dias, mas sim publicar e ter o comentário ali em primeiro plano durante 3 a 5 dias, perfazendo 7 comentários por mês e sabendo que o primeiro "comentário" é a tira dos gralhos, que já vai com 115 tiras, ou seja 115 meses. Mais recente são os esporádicos pensamentos do carvalho.
Mas voltando aos comentários em si, o comentário com maior número de visualizações é "Chão de Couce está de luto: crónica de um atentado à identidade local", com cerca de 14106 visualizações (conta apenas um IP por 24 horas, ou seja sem batota). Este ano o azinheiragate ultrapassará a barreira das 500000 visualizações, número que, para mim, é colossal tendo em conta a reduzida cadência de comentários e o facto de ser um blogue que trata de ambiente e património (se fosse de futebol teria milhões de visualizações...).
Voltando ao top de comentários, no top 10 de sempre, constam 7 episódios dos Gralhos, algo que confesso que não esperava. Ver que um episódio dos gralhos consegue chegar a quase 7000 pessoas é obra.
O período em que o azinheiragate teve mais visualizações foi entre Dezembro de 2016 e Setembro de 2017, com visualizações sempre superiores a 5 dígitos. O mês que mais visualizações obteve foi Janeiro de 2017, com 23813 visualizações. Ao ressabiado que há 2 anos tentava gozar comigo, por causa do azinheiragate (que o irritava tanto...), e que me perguntava se o blogue tinha 20 visualizações por dia, tem aqui os números. Agora é continuar a engolir sapos e a se preparar para o que aí vem...
Durante estes 12 anos tive muitas surpresas, desde boas a más. Começando pelas más, as ameaças, umas que consegui identificar os autores, outras que não consegui identificar. Seguindo-se as boas, tive apenas uma queixa sobre um comentário durante estes 12 anos. Conseguem imaginar quem foi? Sim, foi mesmo ele. Fez queixa de mim às autoridades, mas não lhe foi dada razão. As autoridades deram-me razão, na medida em que tudo o que disse foi devidamente fundamentado e dentro dos limites permitidos pela lei. Uma bofetada de luva branca. Só gostava de ter visto a cara dele quando teve de pagar as custas judiciais :-D Para festejar a efeméride, vou-lhe endereçar um pedido de amizade no facebook.
Mais boas surpresas. Desde alunos de escolas que viram neste blogue uma fonte de informação e inspiração até um professor universitário espanhol que entrou em contacto comigo para solicitar informação sobre fósseis de Sicó, não faltaram surpresas como estas.
Durante estes 12 anos, e de forma a alimentar o blogue, fui levado a investir em mais e melhor conhecimento, facto que me levou a saber cada vez mais sobre mais assuntos e me tornou mais conhecedor. Conheci, através do blogue, mais amigos do património, dentro e fora de Sicó, e construí uma rede de contactos muito boa. Também a nível de imprensa consegui fazer pontes e o azinheiragate é mais uma fonte de informação e de interesse a novas reportagens sobre o património de Sicó. Aos jornalistas que conheço o meu muito obrigado pelo contínuo interesse no património de Sicó e sobre muito do que aqui se passa.
O comentário já vai longo e muito tinha mais para dizer, mas, e para já, fico-me por aqui e para o ano haverá mais para dizer!

1 comentário:

Nuno Rodrigues disse...

Boa noite!
Sou residente e usuário (e que privilégio dela poder usufruir) da região do Sicó e sigo regularmente o Azinheiragate, subscrevendo genericamente a linha de conteúdos e as opiniões expressas.
Muitos Parabéns pelos 12 anos de blog e também pela persistência e proactividade!

Nuno Rodrigues