27.2.20

reviv arap reL


Como já é meu hábito, volto à carga nos livros e nas leituras que podemos e devemos fazer. Ler é fundamental, seja por mero prazer seja para aprendizagem. Opções não faltam e nem o preço dos livros é obstáculo, já que as bibliotecas da nossa região possibilitam levarmos livros para casa por uns dias. Não há desculpas! Ler tem um potencial transformativo brutal, portanto quem quiser alargar horizontes, desenvolver espírito crítico, aprender e outras coisas mais, tem um bom remédio, ler, ler e ler!
A primeira sugestão vem com um autor bem conhecido de quem acompanha a ciência em Portugal, Carlos Fiolhais. É daquelas obras imperdíveis!


Descobri este por mero acaso e peguei logo nele, de forma a ver se acrescentada algo ao que já tinha na minha biblioteca. E acrescentava, portanto... Pequenas dicas, por vezes simples, mas que nos passam ao lado, são importantíssimas na hora de baixar a nossa pegada ecológica, a bem da casa que nos alberga, a Terra!


Já andava para caçar este livro há uns meses e não passou desta semama. Um para mim, outro para oferecer. Sabiam que não são obrigados a adoptar o "acordo" ortográfico? Isso mesmo, não são, portanto toca a boicotar livros ou publicações que padeçam do "acordo" ortográfico. Se a língua não evolui? Sim, evolui, contudo este "acordo" não é evolução, mas sim um tratado geopolítico feito à revelia dos portugueses, dos linguistas e da história de Portugal. Há que revogar este besteira que é o "acordo" ortográfico e não meter a ideologia na natural evolução da língua portuguesa.


Num Portugal onde a língua portuguesa anda doente, com o vírus do "acordo" ortográfico, nada melhor do que voltar relembrar o fundamental, a importância e a beleza da língua portuguesa saudável, daí a pertinência de "Assim nasceu a uma língua - sobre as origens do português".


Agora as revistas. Smart Cities, uma leitura obrigatória para quem, como eu, gosta de acompanhar a temática das cidades e vilas inteligentes. Informação pertinente e que pode ajudar a abrir horizontes neste domínio.


Agora um conjunto de publicações estrangeiras, as quais de vez em quando gosto de adquirir para sair da rotina e ver o que se passa lá por fora. Sair da rotina faz bem e estimula as ideias, portanto nada como ler noutras línguas que saibamos.
Terminando, o título deste comentário é "Ler para viver". Escrevi ao contrário para vos baralhar, no bom sentido. Veem como baralhar as ideias e sair da rotina vos faz pensar mais!

Sem comentários: