5.1.22

O poder da fotografia perante a transformação dos lugares...


Desde que comecei a fazer isto, nunca mais parei, já que é algo que adoro. Pegar em fotografias antigas e ir tirar fotografias aos mesmos locais décadas depois é algo que considero excepcional a vários níveis, nomeadamente a nível histórico, já que a memória dos lugares é algo que me diz muito.

Desta vez peguei em duas fotografias com algumas décadas, registadas em Ansião. A primeira é no Ribeiro da Vide. Retirei esta fotografia de um grupo do Facebook, sendo a mesma datada de 1983, aquando de um nevão do qual ainda me lembro. Há poucas semanas fui ao local de onde a fotografia foi registada, de modo a efectuar novo registo fotográfico. Não deu para registar no mesmíssimo local, já que há uma árvore que o impede, contudo bastou chegar-me 3 ou 4 metros para a frente para conseguir um local muito aproximado ao original. E assim consegui um registo aproximado, que consegue fazer-nos recuar 40 anos no tempo e fazer comparações entre o antigamente e o actual. Curioso, não?!



A segunda imagem retirei-a do mesmo grupo. Julgo que terá sido postado por uma minha antiga vizinha, mas após pesquisa ainda não consegui confirmar. Se alguém souber digam-me por favor, de forma a colocar os créditos da fotografia como é suposto. É um registo efectuado no Moinho das Moitas, lugar que muito me diz. A fotografia inicial será anterior à década de 70, já que o IC8 foi construído na primeira metade da década de 80. Como podem ver, actualmente as coisas são bem diferentes, graças ao IC8, que cortou o lugar a meio. Este antigo cruzamento infelizmente ceifou muitas vidas. Tive de subir a um muro para conseguir uma imagem aproximada à imagem inicial. Dá muito que pensar, ainda mais para quem, como eu, viveu ali algumas décadas e acompanhou esta colossal transformação. É por isso que estas imagens, em especial, mexem tanto comigo. É por isso que continuarei a tentar fazer estes registos comparativos entre o antigamente e a actualidade, já que são registos que mexem com as nossas memórias e que são importantes registos históricos que podem e devem ser perpetuados em registos digitais. Isto seja em Ansião ou noutro qualquer lugar na região de Sicó.

Sem comentários: