18.1.19

Se o Marquês de Pombal visse o estado de degradação da sua praça...


A Praça Marquês de Pombal é um local muito bom para visitar e desfrutar, já que se trata de uma praça histórica, com vários pontos de interesse, caso do Celeiro, da Igreja e do Museu ali situados. Contudo há um grande senão, ou seja o evidente abandono daquela praça, tal como qualquer visitante ou turista pode constatar ao chegar ali. É impressionante ver a área de lajes todas estilhaçadas. Não se trata apenas de uma pequena área, mas sim da maior parte! É uma decepção ver um local como este tratado desta forma. Como é possível que se permita o trânsito naquela praça? Para quando a coragem e a visão que possibilite a interdição ao trânsito de várias ruas do centro histórico? 
Só tive pena de não ter conseguido antecipar a saída de um jipe dali, que estava estacionado uns metros abaixo do Celeiro do Marquês de Pombal, pois o som de "tlim, tlim, tlim" das lajes partidas era arrepiante para quem, como eu aprecia centros históricos.


Não sei exactamente há quanto tempo esta praça está nestas condições, contudo é óbvio que acontece já há algum tempo. Tenho a ideia que quando tirei o curso de Monitor do Projecto Rios (2009), ali mesmo ao lado, já havia muita laje estilhaçada. Porque não se interdita o trânsito nesta praça e ruas adjacentes? Porque não se priveligia o trânsito de peões e bicicletas (inclusivamente bicicletas de carga, não vão os comerciantes dizer que não há alternativas ao transporte de mercadorias no centro histórico). E não, interditar o trânsito automóvel não é prejudicar o comércio local, mas sim potenciar o mesmo, obviamente com uma estratégia bem pensada.
O que pensará um turista ao se deparar com este cenário? O que pensará um turista ao percorrer as ruas adjacentes e ter de se desviar dos carros numa zona privilegiada para os peões?
Estive sentado naquela praça largos minutos e só vi pessoas dentro de carros. Apenas duas pessoas andavam naquela praça a pé, algo que dá que pensar... Fiquei com vergonha de ter mostrado esta praça a um turista, que obviamente ficou com uma imagem negativa de Pombal. Fica a dica...


Sem comentários: