10.5.24

Uau, uau e uau!


É a mais recente entrada na minha biblioteca pessoal, a qual faço questão de destacar de forma individual. Quem não é muito de leituras não se apercebe do que vou falar, mas talvez falar leve a que quem não é muito de leituras o comece a ser e quem já é muito de leituras, conheça esta nova obra genial. Gostem ou não de ler, se gostam de património vão ficar assoberbados com este livro publicado há poucas semanas.
Este livro tem uma longa história por detrás, a qual tive a oportunidade de ir acompanhando ao longe. Fui um dos poucos privilegiados que sabia desta investigação plasmada neste livro. Já sabia que um dia haveria de ser publicado, já que tenho a honra de conhecer a autora há vários anos e, por isso, estava ao corrente dos trabalhos e do esforço a levar a bom porto a investigação. Alvaiázere permitiu-me conhecer pessoas extraordinárias ao longo dos anos, igualmente defensoras do património, seja de que tipo for, natural, cultural, etc. Lembro-me das primeiras conversas sobre esta investigação e olhando para trás é ainda mais maravilhoso compreender este longo, árduo e muito meritório caminho da autora que nos trouxe este livro sobre uma temática que poucos conhecem, os sinos. É simplesmente extraordinário e merece uma vénia sentida. Mal imaginam muitos que muitos dos sinos que já viram por esse Portugal fora foram feitos há muitas décadas em Alvaiázere. Sim, esta região tem ainda muitos tesouros por divulgar e só a carolice de "muitos" e "muitas" mentes brilhantes possibilita trazer à luz do dia o resultado de tais investigações, as quais enriquecem de sobremaneira a nossa história e a nossa memória.
Ainda não li o livro, dei apenas uma olhadela ao início, de forma a perceber o que me espera na leitura que nas próximas semanas se irá iniciar. Sicó tem sorte em ter pessoas tão extraordinárias, que trabalham pro bono em prol da divulgação e promoção destes nossos patrimónios!
A apresentação oficial deste livro será em Junho, em data a anunciar. Logo que saiba a data darei conta das informações nas redes sociais. 

Sem comentários: