Fonte: A fotografia é da autoria de um dos participantes desta visita.
Era uma visita que já estava apalavrada há uns meses e que, finalmente, se concretizou, depois de um adiamento derivado das condições meteorológicas pouco favoráveis. Falo, claro, da visita de um grupo de entusiastas do património geológico, vindos de vários pontos do país, ao Maciço de Sicó, mais concretamente à denominada Unidade Territorial de Alvaiázere, a qual envolve um sector de Ansião e de Alvaiázere.
Pessoalmente estava com muita expectativa, pois pelo facto de os acompanhar nas redes sociais já sabia que eram aficcionados bastante conhecedores da temática do património geológico, daí sentir uma responsabilidade extra enquanto "embaixador" daquela área que tanto me diz e tanto me deu. Não foi fácil, já que a viagem até Ansião, onde se iniciou a actividade, foi longa e poucas horas dormi na noite anterior. Quem anda nestas andanças sabe que com poucas horas de sono o cenário torna-se mais difícil. Falar que questões técnicas cansado é difícil, daí ter tido de gerir o cansaço. Do/as quase 30 participantes, conhecia apenas um, portanto foi um dia para conhecer pessoal do meu tipo, ou seja aficcionado pelo património geológico e pelo património natural. Foi um dia bem preenchido, onde dei a conhecer a todo/as este/as aficcionado/as aquilo que estudei e inventariei há uns anitos, ou seja o património geomorfológico desta área, no âmbito da minha tese de mestrado. Julgo que correu bem e todo/as ficaram satisfeito/as com os locais que visitámos e pela paisagem absolutamente excepcional observada durante o trajecto. Houve vários momentos muito engraçados durante o dia, só possíveis entre pessoal fantástico com o qual vale a pena partilhar conhecimento de forma recíproca. Houve um momento após o almoço, que foi curioso, já que fomos a um café em Alvaiázere tomar... café. Ao entrar não estava nenhum cliente e num minuto eram quase 30 clientes. Percebem agora a importância que pode ter o geoturismo?
Ao final do dia, e após regressar, estava exausto, mas imensamente feliz. Conheci um grupo de pessoas fantásticas com as quais é bom estar no campo e debater sobre património geológico!
Sem comentários:
Enviar um comentário