24.2.10
Regresso às origens
16.2.10
Empresa de obras públicas enterra alcatrão sob importante aquífero
Figura 1 – Interligação entre a componente superficial e a componente subterrânea do carso.
(Fonte: http://www.dpiw.tas.gov.au/inter.nsf/Attachments/SJON-5MD73U/$FILE/MoleCreekCaves.pdf)
Neste momento uma das coisas que se pode exigir é que o aquífero seja monitorizado de forma a ver de que modo é que a qualidade da água já terá sido afectada, é algo de básico e que é necessário para vermos o que se poderá fazer para proteger este aquífero. Resta saber se a qualidade da água já se perdeu por muitas décadas, pois depois de um aquífero estar poluído....
Tenho pena que um dos critérios de escolha nas adjudicações de empresas de obras públicas não seja um dos parâmetros a ter mais em conta, esperando eu que a empresa visada encete pelo caminho da legalidade, já que esta tem todos os meios necessários para a prossecução de medidas efectivas que visem contrariar este tipo de comportamento inaceitável.
Lembro também a empresas como esta que hoje em dia não há justificação para casos como este, já que já há muitas formas de resolver estas questões, seja pela reciclagem (no caso o reprocessamento do alcatrão) ou pelo encaminhamento temporário deste género de resíduos perigosos para outros locais.
Uma boa atitude pode passar pela mudança de paradigmas, pois é possível ter-se uma empresa neste ramo e ter-se um bom ranking a nível ambiental . A Elimur terá muito mais a ganhar se pautar o seu comportamento ambiental por atitudes pró-activas, defendendo acima de tudo a nossa qualidade de vida, pois por mais mal que façamos ao planeta ele continuará, ao contrário de nós...
No que me toca estou sempre disponível para ajudar de alguma forma as empresas da região, de forma a evitar este tipo de situações.
11.2.10
Concurso Diários da Biodiversidade
«Diários da Biodiversidade
CONCURSO
Para assinalar o Ano Internacional da Biodiversidade que se comemora em 2010, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra promove, para crianças e jovens até aos 18 anos residentes em Portugal, o concurso Diários da Biodiversidade. O objectivo desta iniciativa é não só desenvolver o gosto e o interesse de jovens e crianças pelas Ciências da Vida, mas principalmente sensibilizar as novas gerações para a questão da conservação da natureza e da biodiversidade e para o problema da gestão sustentável de espécies e habitats naturais da fauna e da flora no nosso planeta.
O concurso Diários da Biodiversidade convida os jovens e as crianças residentes em Portugal ao contacto directo com a natureza e à observação de seres vivos que tanto podem ser animais como plantas ou mesmo fungos.Tal como fez Darwin durante a sua viagem no Beagle há quase dois séculos, os participantes no concurso Diários da Biodiversidade irão elaborar um diário em formato de caderno de anotações no qual descreverão os seres vivos que vão procurando e encontrando ao longo de um período que pode ir de um mês a quase um ano, identificando as características que considerem mais importantes por meio de textos, ilustrações, fotos ou outros meios. Para mais informações sobre o concurso, é favor consultar o REGULAMENTO »
Fonte: http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=5&iId=169
6.2.10
Uma floresta (des)encantada em Pombal
Daqui a poucos dias irei mostrar outro mau exemplo, mas noutro concelho, o qual tem a agravante de ser reincidente e agora estar a colocar em risco uma reserva de água estratégica, reserva esta que é preciosa não só para pessoas modestas mas também para alguns Lic. e Eng.. Estou curioso para ver as reacções das pessoas e, em especial, da empresa de obras públicas que está a causar esta grave ameaça....
3.2.10
Quintas com História: o "fechar" de um ciclo notável
Desculpem a má definição da imagem, mas foi o melhor que consegui fazer para colocar aqui. Mesmo assim penso que dá para ler minimamente e retirar alguma informação pertinente. Caso façam questão, posso enviar-vos o ficheiro word ou posso converter para pdf, basta pedirem-me que eu trato disso.