20.3.23

"Conhecer para preservar - geomorfologia e orquídeas silvestres"


Fonte: Al-Baiaz - Associação de Defesa do Património

No próximo sábado, dia 25 de Março de 2023 propomos-lhe realizar, com a Al-Baiäz - Associação de Defesa do Património Natural, um passeio interpretativo, com início e fim junto ao Edifício do Ciclo do Pão na Serra da Portela, Pousaflores, Ansião, para observar algumas das espécies de orquídeas silvestres que agora se encontram a florir pela Serra, assim como alguns aspectos geomorfológicos que moldam a paisagem e a sua influência nas populações locais. Durante o percurso, com cerca de 6 kms, iremos observar cerca de oito espécies de orquídeas silvestres, desfrutar de ambientes mágicos conseguidos pela beleza majestosa das Fórneas, maravilhar-nos com paisagens de perder o fôlego, ver o Moinho de Vento do Monte da Ovelha e ainda imaginar as velas em movimento de outros antigos moinhos perdidos pela Serra…

Ponto de Encontro: Ciclo do Pão, Pousaflores, Ansião (39.871923,-8.400066)

Hora de início: 9h.00m
Hora prevista de finalização: 12h.30m / 13h.00m
Distância percorrida: +/- 6 km
Grau de dificuldade: Médio
Público-alvo: Todos
Preço: Grátis
Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortáveis para andar e adequados às condições climatéricas.
Nota: Quem pretender fazer almoço/piquenique no final do passeio, existe um parque de merendas no local.
O concelho de Ansião está inserido no "Sítio Sicó-Alvaiázere - Rede Natura 2000", destacando-se "este Sítio por possuir uma elevada diversidade de habitats associados ao substrato calcário. Inclui as maiores áreas do país de carvalho-cerquinho e, em melhor estado de conservação, assim como manchas notáveis e bem conservadas de azinhais sobre calcários.
O referido sítio constitui uma das áreas mais relevantes para a conservação da flora calcícola, bem como inclui vários abrigos de morcegos importantes a nível nacional. Além disso, importa salientar a abundância e diversidade de orquídeas.
Assim e face ao exposto, impõe-se a colaboração de todos os munícipes na valorização, conservação e preservação dos valores naturais existentes neste sítio."

Texto: Al-Baiaz - Associação de Defesa do Património
 

Sem comentários: