15.12.25

Atenção que ali há vida!


É uma doutrina que os Paulos Fernandes, os Henriques Pereira dos Santos e as AGIF´s nos tentam impingir a todo o custo, queimar para depois não arder. Normal, já que de alguma forma há que manter a ideologia que os move profissionalmente e que, como, ironicamente, se costuma dizer no meio, justifica a sua "existência" profissional.
Mas a realidade que nos querem importar dos EUA, do Canadá e da Austrália, é diferente da portuguesa e do paradigma actual. E, claro, a realidade factual mostra-nos que naquele tronco bem como noutros há vida que importa preservar e que é fundamental para o solo e para a biodiversidade. 
Nas últimas semanas, e fruto de várias palestras que dei e de intervenções em eventos ambientais, tive alunos que diziam que era preciso limpar a floresta (basicamente rapar tudo...), respondendo eu com uma pergunta, a de que o que consideravam eles de "limpeza". Destaquei que havia vida naquilo que eles achavam que era importante limpar. Depois, num evento ambiental, tive de ouvir a lenga lenga do queimar para prevenir de uma representante da protecção civil e de um representante da AGIF. Não é muito difícil perceber que ambos levaram nas orelhas dos melhores do ramo ambiental. O motivo? Aquele mesmo que falei atrás, haver vida nestes troncos... Fácil de perceber, mas só para quem não vive de doutrinas.

 

Sem comentários: