15.3.21

O perigo dos gurus da permacultura


Acompanho, com agrado, a temática da permacultura já há vários anos, promovendo até um grupo de permacultura neste mesmo blogue, através do seu sítio na internet. Tem sido muito interessante ver vitórias muito interessantes dos movimentos de permacultura e ver os seus contributos muito valiosos em termos de sustentabilidade ambiental e da própria dinamização territorial.
Mas como em tudo há problemas, mais tarde ou mais cedo, que podem ter o potencial de desacreditar estes movimentos. felizmente que é um problema que ainda não é problemático, passe o pleonasmo, contudo poderá ser em poucos anos, caso o número de gurus da permacultura comece a aumentar e a fazer estragos graves.
Do que falo? Bem, a imagem em causa mostra qual é o problema. Mas quero recuar uns anos nesta questão, quando participei num congresso algures no Alentejo, onde participava, então, uma pessoa que eu acompanhava com atenção. Nesse ano, e nesse congresso, a pessoa em causa disse algo que fez soar o alarme, ou seja uma tentativa de normalização das plantas invasoras, no âmbito da permacultura. depois de ouvir o que ouvi, fiquei indignado, deixando de acompanhar o trabalho da pessoa em causa. Quando se deixa de ligar à ciência e se começa a ligar aos achismos, que nem guru, passa-se uma linha vermelha, onde a credibilidade acaba e começa a crença e a ideologia achista.
Há coisa de 2 semanas, voltei a "chocar" com um guru, quendo este disse, e passo a citar "lamento, mas não tenho energia para argumentar com quem usa o termo "invasoras" para classificar plantas". Esta afirmação é uma negação de factos científicos fundamentais e uma tentativa de normalização das plantas invasoras. Há plantas que são invasoras, ponto! A classificação das mesmas enquanto invasoras é uma questão científica, bem delimitada e justificada, ponto! Afirmar que usar o termo invasoras para classificar plantas não é correcto, não é, de todo, aceitável, é sim ser anti ciência! (daí o termo guru) É vergonhosa esta postura do tipo guru. É tremendamente perigosa esta tentativa de normalização das espécies invasoras. Quem normaliza as plantas invasoras tem de ser responsabilizado pela irresponsabilidade do acto!
Estes mesmos gurus desvirtuam inclusivamente a permacultura, descredibilizando-a. Tratar a Natureza de uma forma meramente instrumental, ignorando dinâmicas naturais, tal como estes gurus o fazem não é algo de ambientalmente sustentável.
Continuarei a acompanhar a temática da permacultura, pois não confundo duas ou três árvores com a  floresta.
 

Sem comentários: