23.5.21

Orçamento Participativo Municipal de Ansião 2021 em votação: análise dos projectos

 


Estamos em fase de votação dos projectos propostos, e aprovados, do orçamento participativo municipal de Ansião, daí eu fazer a obrigatória análise dos mesmos, tal como é aliás meu hábito no azinheiragate. A análise dos projectos será feita pela ordem que consta no sítio da internet do Município de Ansião, de forma a ser imparcial.

Numa primeira análise, é de aplaudir o aumento das propostas enviadas, seja até à fase de aprovação, ou não, dos projectos, seja até à fase dos projectos aprovados. Sei de projectos que não foram aprovados, mas que são belas ideias para explorar em futuros orçamentos participativos. Sobre os 6 projectos aprovados, trata-se de um aumento de projectos chegados a esta fase final, prova de um amadurecimento deste processo em Ansião.

Começando então a análise do primeiro projecto, confesso que me deu uma sensação de dejá vu, já que este projecto é uma espécie de voltar a um outro projecto do passado recente, da autoria dos Bombeiros Voluntários de Ansião, para compra de equipamento. Não é propriamente o âmbito dos Orçamentos Participativos (OP´s)... Para a compra de equipamento existem canais próprios, daí este projecto ser, para mim, o que menos tem a ver com o espírito dos OP´s. Invista-se mais e melhor nos nossos Bombeiros Voluntários, com maior escrutínio e exigência, mas sem recorrer a subterfúgios como os OP´s, desvirtuando assim o âmbito dos mesmos. Vendo o nome do projecto e analisando a descrição do mesmo, não vejo ali uma correspondência, mas sim uma roupagem conveniente. Há ocorrências referidas como catástrofe quando não o são, sendo apenas ocorrências fora desse âmbito. Há que saber os conceitos a utilizar... Falando em conceitos, não compreendo a alusão às dolinas neste âmbito, ainda mais sabendo que estas são habitats protegidos da RN2000... Vejo ali incongruências, tais como compra de cordas, mas sem referir o restante material que as complementa... Um colega meu. espeleólogo já tinha comentado esta última questão comigo, apontando a incongruência. Voltando aos conceitos, há que saber distinguir altitude de altura, ou mesmo de comando (estudados em geomorfologia...). Nas observações, há que referir que, de facto, há aqui uma beneficiação óbvia de uma entidade em particular. Não é o facto de o seu nome não ser referido que o óbvio não se vê. Não há problema algum na entidade em causa ser beneficiada, muito pelo contrário. o problema é o facto de se publicitar que não o é. Bastava assumir o facto. Claro que todo este equipamento é desejável, contudo, e tal como referi, os OP´s não servem propriamente o propósito de comprar equipamentos de socorro e protecção civil. Para isso há os orçamentos municipais e candidaturas várias a fazer. Sou, portanto, crítico deste projecto do OP, pelos factos já enunciados. Pode parecer estranho esta crítica vindo de mim, contudo quem me conhece já sabe que me guio não por corporativismos mas sim pela lógica dos processos e pela correcção dos factos. Eu sou imparcial na análise.

Indo ao segundo projecto, tenho de começar por uma crítica, ou seja a utilização de um estrangeirismo. A língua portuguesa é rica, portanto não faz sentido o "cycling". Tanta opção em português e vai-se para um estrangeirismo?! Bina, bicla, bicicleta e outras mais opções... Bike Station?! Outro estrangeirismo...  Críticas à parte, parece-me um belo projecto, minimamente bem sustentado. Podia ter algum desenvolvimento na descrição, contudo tem o essencial. É, para mim, o segundo melhor projecto do OP de Ansião. O facto de ser ciclista e ter 5 bicicletas não me torna suspeito nas preferências. Apenas o facto de ter o conhecimento da(s) realidade(s) portuguesa e estrangeira me torna consciente da mais-valia de um projecto deste tipo.

Terceiro projecto, o Centro Emissor FM, parece-me que a descrição deveria ser mais acessível à população, já que lida com questões técnicas que não são de fácil percepção. Compreendo o projecto e o essencial dos objectivos, contudo confunde um bocado falando em termos mais objectivos. Compreende-se que a Rádio Vida Nova tem aqui um papel principal e que há entidades várias que podem beneficiar com este projecto, contudo não me parece que fique claro para todos os objectivos do projecto, facto que faz diferença na hora de apelar ao voto e no resultado final.

Quarto projecto, Espaço Desportos Natureza Ansião. Primeiro apontamento, uma foto de um balancé não é nada abonatório para um projecto inovador... Sou alérgico à parolice da moda dos balancés. Quanto ao projecto em sim, é bastante interessante e o meu terceiro preferido de todos. Reflexo do bom trabalho do associativismo em Ansião, na actividade desportiva. E a corrida é, para mim, algo de fundamental, já que pratico corrida há mais de duas décadas, desde estrada, pista ou corrida no monte. Sei da sua importância para a saúde física e mental, daí aplaudir este projecto. Não estendo os aplausos a tudo, nomeadamente à parte dos balancés, que além de uma parolice é uma moda chapa 5. Inovar sem copiar não é difícil. Inovar e ser original, respeitando as especificidades e a paisagem é fácil, portanto há que inovar e ser original. E quase 3000 euros para construir um balancé num local por determinar?! Já ouvi duas ideias para balancés e disse o mesmo que aqui digo. Sobre o miradouro, sem saber onde é não consigo dizer muito...

Quinto projecto, Lazer. Natureza. Aventura. É para mim, o melhor projecto em votação, daí apelar para o voto neste belo projecto sobre uma temática fundamental, que pode fazer renascer a Mata Municipal de Ansião, lembrando outros tempos, onde as crianças por ali brincavam e interagiam com este espaço verde. É um facto que as crianças passam cada vez mais tempo a olhar para aparelhos vários, em vez de brincarem e aprenderem no mundo real e palpável, tão esquecido por tantos pais. Este projecto vem colmatar uma falha com muitos anos numa temática que nos devia ocupar mais tempo. Fico feliz por haver pais que se juntam para criar um projecto deste tipo, o qual apesar de não ser vistoso, é valoroso!

Sexto e último projecto, Pumptrack Avelar. Mais uma vez um estrangeirismo... Não posso deixar de apontar esta questão, é inevitável. Estrangeirismos irritam-me, tal como o desacordo ortográfico. Quanto ao projecto em si, até é engraçado, contudo não me parece ter hipótese tendo em conta os 3 que já referi como preferidos de todos. É uma questão de priorizar os projectos e vermos o que representa uma mais-valia no momento. Uma pista deste tipo é interessante e acaba por ser polivalente, já que não se restringe às bicicletas. A actividade física é sem dúvida alguma uma mais-valia.

Resumindo, as minhas preferências, por ordem de apelo ao voto:

1 - Lazer. Natureza. Aventura.

2 - Centro de Ciclismo Ansião (desculpem retirar o estrangeirismo, mas é a minha forma de estar...)

3 - Espaço Desportos Natureza Ansião.

4 - Centro Emissor FM.

5 - Pista multiusos Avelar (idem estrangeirismos...)

6 - Mitigação de Catástrofes.

Agora façam o favor de votar!!!


Sem comentários: