18.5.21

Dois problemas, um deles bem ilustrativo da falta de civismo e respeito de tanta gente...


São duas situações com as quais me deparo diariamente na Vila de Ansião, caso passe por ali todos os dias. Uma das situações tem-se tornado um verdadeiro cancro, o qual afecta os peões e o espaço pedonal a uma escala preocupante. A outra situação é pontual, contudo bem ilustrativa da desconsideração que temos para com os peões. "Somos" escravos dos carros e parece que muitos gostam disso mesmo. E se apontados ainda se indignam...
Começo pela situação pontual, a qual ocorre a poucas dezenas de metros do cruzamento do fundo da rua. A segunda fotografia é do local e foi registada há poucas semanas. Vê-se um caixote do lixo, a barrar a passagem dos peões. E, claro, um carro estacionado parcialmente em cima da passadeira. É um chamado ponto negro. Há uns tempos eram dois contentores ali posicionados, na estrada, mas colocados na zona mais estreita a confinar com o passeio. Ou seja, quem queria passar tinha de se colocar de lado, ser magro, e esperar não se sujar ao passar entre os poucos cm entre o muro e os contentores. Esta situação passa ao lado de muitos, daí eu alertar para o facto e sugerir duas coisas, a primeira é que se impeça o estacionamento antes da passadeira e a segunda é que os contentores sejam reposicionamos e tirados do passeio. Retire-se um ou dois lugares de estacionamento 5 metros antes e a questão fica resolvida.
Indo então à situação mais complexa... Há uns anos colocaram-se pilares e surgiu a indignação, na maior parte dos casos de muitos mal habituados, que faziam do passeio e do espaço pedonal estacionamento. Apenas parte das críticas era válida, pois houve, de facto, algumas situações de mau posicionamento de pilaretes. Entretanto foram retirados alguns pilaretes e os abusos começaram. A primeira foto demonstra bem o problema que é não ter pilares nas zonas pedonais. Isto potencia abusos, dada a falta de civismo de tanto condutor/a. O facto da autoridade não poder estar em permanência em cada rua faz o resto. 
Será que quem estacionou aqueles carros não tem vergonha na cara?! Não sei quem for nem quero saber. Não sei se são pessoas conhecidas nem quero saber. Quero saber apenas quando é que o civismo deixa de ser uma palavra vã para tanta gente que não quer saber do código de estrada e só quer saber de si, desrespeitando a lei e os peões.
Há poucos anos um cidadão que tinha estacionado indevidamente no lugar de pessoa com deficiência, ao lado da biblioteca, não gostou que eu registasse o momento. Começou a ameaçar-me e acabou autuado, caladinho e de rabinho entre as pernas. 
Se cada um de nós apontar os artistas que estacionam indevidamente as coisas irão mudar, mas se vocês se calarem, continuarão a piorar. Há quem queira uma Vila, um concelho e uma região mais respeitadora de todos. Há quem se esteja a marimbar. Qual querem ser? 
#respeito
#civismo

 

Sem comentários: