9.5.21

Fui investigar o Casal Novo...




Fonte: excertos das 3 versões dos meus exemplares da carta militar de Ansião, do IGEOE.

Há umas semanas deparei-me com um comentário que me aguçou a curiosidade. Tratava-se de algo que me interessava de sobremaneira, já que a toponímia é, para mim, algo de muito importante. O comentário em causa era centrado sobre o lugar de Casal Novo, em Pousaflores. Uns conhecem-no por esse topónimo, outros conhecem-no por São João de Brito.
No tal comentário eram várias as pessoas que afirmavam que o lugar era mesmo Casal Novo e não São João de Brito, daí eu ter feito algo que já por outras vezes fiz, ou seja pegar nas 3 versões da Carta Militar de Ansião e ver o que constava em cada uma das versões. A primeira data da década de 40, a segunda já da década de 80 e a terceira é a actual e mais recente.
Como não sei o porquê de alguns chamarem São João de Brito e outros chamarem Casal Novo, pergunto então o porquê desta situação.
O caso da Serra da Portela já é conhecido, sendo esta mais uma situação sobre a qual tenho curiosidade. Tenho de ver outras situações que possam existir, contudo terei também de adquirir outras versões das outras (3) cartas militares que abarcam Ansião. É algo de bastante interessante, analisar estes documentos oficiais e históricos, autênticos “armazéns” ou repositórios de história a vários níveis. A toponímia representa uma riqueza histórica fabulosa que importa conhecer. Para quem quiser adquirir cartas militares podem comprar através do Instituto Geográfico do Exército, de forma a conhecer a sua história gravada nas cartas militares. 
Para quem não quiser ser enganado, é simples, não liguem a amadores amadores. Sim, repeti amadores duas vezes e isso por um motivo, o de que há amadores profissionais (bons) e há os amadores amadores (reles). É uma dedicatória a uma amadora amadora, do tipo tia de Cascais, em versão peixeira, que não tem problemas em violar a ética na investigação e mentir sem complexos, usurpando assim a nossa identidade local e a nossa história à conta de um amuo. Umas orelhas de burra como na escola primária deve resolver. 

Sem comentários: