18.11.23

Gráficos chocantes para reflectir sobre demografia e tudo mais...

Município: Alvaiázere (Dados: Pordata)

Município: Ansião (Dados: Pordata)

Município: Penela (Dados: Pordata)

São 3 gráficos que, para mim, geógrafo ansianense, são profundamente preocupantes, pois mostram uma realidade pura e dura. Não vou falar aqui muito dos gráficos, pois a intenção é que cada um de vós ganhe consciência do que está em causa para um futuro que já chegou. Só vou referir dois pontos sobre os gráficos, o primeiro que será um desafio colossal lidar com uma população escassa e idosa (pirâmide etária invertida), enquanto que o segundo é mais uma (ou mais...) questão à classe política no seu todo: será que isto não chega para todos verem que outras soluções têm de ser desenvolvidas e que a fórmula, gasta, tem de ser mudada? Postas estas duas questões, se é certo que há factores estruturais que fogem do controlo destes municípios, também é certo que há fórmulas que podem ajudar a reverter, em maior ou menor grau, este cenários dramático a todos os níveis, por parte de cada um destes municípios. É certo que há diferenças entre estes municípios, contudo o cenário é exactamente o mesmo para todos eles. Urge reflectir... 
Eu sou um dos que, infelizmente, contribuiu para esta diminuição de população residente, mas apenas porque fui forçado, já que na altura era persona non grata de boa parte do poder político, o qual me dificultou a vida a todos os níveis. Se me cativarem podem conseguir eventualmente recuperar não 1, mas 3 residentes. E como eu há muitos mais... Tic tac, tic tac... 

 

Sem comentários: