10.11.23

Afirmar que é medíocre até é um elogio...


Nesta primeira imagem está algo que não é medíocre e que foi feito há cerca de 16 anos por duas jovens que estavam a estagiar na Câmara Municipal de Alvaiázere, julgo que em turismo. Na altura pediram-me ajuda para elaborar um pequeno livro de apoio a turistas, com percursos pedestres e tudo. Material que cedi gratuitamente e que elas organizaram depois de umas dicas. Para a altura, até era algo à frente no seu tempo e que ainda hoje as deve orgulhar.
Mas acaba aqui a parte que não inclui uma inacreditável mediocridade no domínio dos conteúdos turísticos. Consultei mais uma vez o site da Câmara Municipal de Alvaiázere para ver o que tinha sobre turismo. E fiquei perplexo com o que vi...
Informação escassa e mal estruturada. E não é por falta de "matéria-prima" nem de locais turísticos ou de património natural. Consultei também a carta turística e quem percebe minimamente de SIG´s vê que aqueles conteúdos são dos primórdios dos SIG. Não há técnicos competentes para fazer conteúdos de qualidade e actuais?
Mas há algo que me revolta profundamente, ou seja o facto de, alegadamente, copiarem, e mal, o meu trabalho. Quem diz que aquele megalapiás é o "Homem Velho" é porque das duas uma, ou não é sério ou copia mal, já que na minha tese de mestrado baptizei outro megalapiás como "Homem Velho", sendo que o da imagem mais abaixo é afinal o "Tochas". Ao menos inventavam outro nome que não estivesse incluído nos vários lapiás que baptizei (após ter falado com residentes e perceber que não tinham nomes dados). Há duas coisas que abomino, incompetência e plagiar o trabalho alheio. E o incrível é que eu disse que podiam utilizar gratuitamente todo o trabalho, sendo que citar o meu nome seria apenas o que é de esperar quando se usa o trabalho de alguém. 
Podem perceber melhor do que falo aqui e aqui
Mas não me admira tudo isto, já que o que o autarca alvaiazerense apoia de forma firme uma mina de caulinos, projecto que caso vá em frente, destruirá boa parte da actividade turística (e não só...) em Alvaiázere e da própria região de Sicó.








 

Sem comentários: