27.4.23

Oito projectos a votação, muito bem!




É com enorme alegria que vejo 8 projectos a votação no Orçamento Participativo de Ansião. Isto depois de um ano de 2022 onde foram a votação apenas 2 projectos. Julgo que não tenho falhado um único ano a apelar à comunidade ansianense que elabore e candidate projectos ao OP municipal. Isto depois de um início algo atribulado, algo de típico neste tipo de iniciativas, onde acontece não raras vezes a "bela" batota e a típica jogada à chico esperto.
Mas vamos aos projectos em votação. Destaco os 3 que me parecem mais promissores, inovadores ou simplesmente necessários e importantes para a comunidade. Centro Interpretativo da Constantina, um projecto inovador para uma aldeia que fez parte da minha infância. Por isso mesmo não me vou alongar, felicitando apenas o/as autor/as do projecto. Muito bem!
Humanitude - Música no Campo, um projecto inovador e necessário para os ansianenses, mesmo aqueles que não ligam muito às expressões artísticas, as quais são mágicas para moldar no bom sentido as mentalidades e as comunidades. Muito bem!
Sistema de comunicação de emergência com a comunidade, um projecto que volta à votação no OP deste ano e que é deveras importante. Mesmo que não vença, julgo que seria de todo desejável fazer-se uma iniciativa de apelo à doação de verbas que visem mitigar este problema, o qual passa ao lado da maioria. Até ao dia que algo de muito grave aconteça e depois...
Relativamente aos outros projectos, tenho apenas algo a dizer sobre um. Não chega da parolice de balancés, passadiços e afins? Onde pára a criatividade, a inovação e a necessidade de algo que não seja uma moda passageira? Não seria possível inovar e ser criativo com base na identidade do local, com materiais ajustados ao local? Fica a reflexão...


 

Sem comentários: