23.5.20

No Pontão há porcos bem oleados!



Esta é uma situação que mostra bem o quanto ainda temos de andar em termos de mudança de mentalidades. E não tenhamos ilusões, estas mentalidades ainda existem mesmo onde pensámos que não era suposto, dado muitas vezes pensarmos que estamos mais evoluídos do que concelhos vizinhos, sejam eles quais forem. A burrice, a ignorância e a malvadez são, infelizmente, universais e transversais à sociedade.
Esta situação passou-se no Pontão, concelho de Ansião, e o que se vê na primeira imagem é um local onde foi despejado óleo de carros, algo de tremendamente grave em termos ambientais. Já na segunda imagem, predominam os resíduos de um esgoto de uma ou mais casas, a céu aberto.
Apenas agora falo deste caso porque, como é meu costume, deixo passar uns tempos para que as autoridades façam o seu trabalho sem interferências. Publicitando o caso cedo de mais, poderia haver alguma tentativa de ocultação de provas. Mas como já passaram alguns meses, esse risco já não existe e, espero, o/s prevaricadores já terão sido autuados. Só espero que a coima seja na ordem dos milhares de euros, pois assim eles aprendem.
Ambas as imagens são relativas à mesma área, onde existe uma linha de água que foi aproveitada para despejar óleo usado de carros e todo o tipo de esgotos. Tudo isto a escassas dezenas de metros de uma oficina de carros, portanto as contas não deverão ter sido difíceis de fazer...
Mas fazendo uma análise dos factos, será que nunca ninguém viu isto? É num local fácil de observar quando lá passamos! Tenho sérias dúvidas que ninguém tenha visto, tal como tenho sérias certezas que ninguém fez alguma vez uma denúncia. Medo? Não há que ter medo, pois fazendo a denúncia através da SEPNA, podem solicitar a salvaguarda do vosso nome, de forma a não terem problemas. Eu sei o que é ter problemas e sei que pode ser complicado sofrerem represálias, tal como eu sofri em tempos. Continuam a ter medo? Simples, entrem em contacto comigo que eu trato de tudo. Lembro, contudo, que se me tentarem enganar, podem ter problemas. Há uns anos um artista tentou enganar-me e depois acabou por pagar uma coima. Não se iludam, não sou ingénuo...

Sem comentários: