Hoje venho aqui com algo fora do comum, algo que nunca aqui abordei, daí ser algo de especial e diferente do costume. Hoje venho pedir a vossa ajuda para levar a bom porto uma investigação que é importante também para a região de Sicó.
Vamos então ao assunto. Irei começar muito em breve uma investigação, que inclui testemunhos de pessoas já com alguma idade, sobre o uso da bolota na alimentação há algumas décadas. Há pessoas com 70, 80 ou 90 anos que ainda se lembram de quando utilizavam a bolota na alimentação, nomeadamente para farinha com a qual faziam o pão. Mas não só.
O intuito desta investigação é então fazer uma recolha bibliográfica e recolha de testemunhos orais que mostrem/confirmem o uso. da bolota na alimentação humana na região de Sicó. Esta investigação não tem qualquer intuito económico, mas apenas académico, e será feita com mais algumas pessoas do associativismo regional (Al-Baiaz - Associação de Defesa do Património) no nosso tempo livre. Os resultados desta investigação poderão ajudar outras regiões do país que também fizeram da bolota um alimento antigamente, já que com contributos como este a União Europeia poderá dar mais força à vertente gastronómica da bolota, um alimento que ainda muitos desconhecem. Podem pensar que isto tem pouca importância, contudo tem muita e já há outras regiões a começar pesquisas na mesma linha.
O que precisam de fazer se estiverem disponíveis para ajudar? Simples, falar com as gerações mais idosas (pais, avós..), de forma a saber quem tem testemunhos destes para dar. Depois basta entrarem em contacto comigo que eu faço as entrevistas presenciais, de forma a fazer o necessário registo dos testemunhos orais.
O pedido está feito, portanto quem quiser/puder ajudar, agradeço desde já. Todos os que ajudarem serão naturalmente referenciados no documento final. Quem me tem acompanhado especialmente nos últimos 3 anos, mais concretamente desde que iniciámos com o Congresso da Bolota de Sicó, sabe o importante que isto é para a região.
1 comentário:
Parabéns pela iniciativa. Tentarei ver se identifico alguém que possa ajudar.
Enviar um comentário