Fonte da imagem: Junta de Freguesia de Ansião
Foi ontem que vi nas redes sociais da Junta de Freguesia de Ansião fotos de uma obra que será para inaugurar poucas horas depois da publicação deste comentário. Não tinha planeado comentar sem ir ao local, contudo quando observei a fotografia do painel, decidi que teria de elaborar um comentário específico sobre esta temática. O resto da análise ficará para a visita que irei fazer daqui a poucas semanas. É, aliás, comum eu comentar a elaboração de painéis informativos. O último que comentei foi um painel informativo situado na aldeia dos Poios.
Bastou ler a primeira linha deste painel informativo para me rir... O texto começa com o seguinte: "Com características litológicas calcomargosas...". Ora, eis como não se deve começar um painel informativo. Geógrafos, geólogos e afins à parte, isto diz alguma coisa aos restantes? Claro que não! Isto deve-se evitar a todo o custo. Deve ser utilizada uma linguagem simples, acessível a todos e bem estruturada. Não foi isso que aconteceu. E porque não aparece ali um termo fundamental, a dolina? Não seria preferível focar o facto de termos ali uma dolina e, a partir daí, escrever duas linhas em vez de 4 palavras? Claro que seria! Na elaboração de painéis informativos temos de ser pedagógicos, práticos e rigorosos em termos científicos, com informações práticas e acessíveis a qualquer visitante. Informação que suporte isto não falta, nomeadamente na Biblioteca Municipal de Ansião, onde existe por exemplo um livro que dá pelo nome de "Glossário Ilustrado de Termos Cársicos"... Não basta fazer um painel informativo, há que fazer o mesmo com profissionalismo, pois não é com amadorismo que vamos lá... Este painel é claramente pobre no domínio informativo, algo que não é suposto ser.
Só para terminar, fiquei feliz pelo facto desta dolina não ter sido aterrada, tal como aconteceu a um charco no lugar dos Netos.
Sem comentários:
Enviar um comentário