22.5.23

Livros? Todos os dias!!


Faz amanhã 1 mês que se comemorou uma efeméride, ou seja o Dia Mundial do Livro, esse belo objecto de culto de tanto entusiasta das leituras e do conhecimento. Escusado será dizer que eu sou um fervoroso adepto de livros e de leituras úteis. E, também já aqui referi que não é o facto de ter menos visualizações sempre que publico comentários sobre livros que vai mudar a minha insistência em, regularmente, trazer aqui o livro à baila, aproveitando as novas entradas na minha biblioteca pessoal.
Mas vamos então às novas entradas. O primeiro livro mostra uma perspectiva sobre a qual importa reflectir. Temos tudo, um país excepcional, com património e riquezas várias q.b., contudo a nossa forma de ser tem tido consequências no desenvolvimento do país, mais concretamente sobre a falta dele... Não é por acaso que uns preferem ver "programas" tipo casa dos labregos e afins e outros preferem ler livros úteis e ver programas excepcionais como por exemplo o "Visita Guiada" da RTP. Modo de ser ou modo de estar, eis a questão para descobrir nas próximas semanas...
Segue-se um livro que fala, digamos que, de dicotomias. Já foi editado há uns anos, mas a reflexão e a realidade continuam bem actuais naquela região. Para aprender mais sobre aquela região de Portugal é uma boa ajuda.



Agora dois livros de dois autores que dispensam apresentações, Orlando Ribeiro e Rómulo de Carvalho. Não sabem quem são? É pesquisar um bocado e já vão saber, percebendo assim a importância de ler algumas das obras destes ilustres autores e profissionais em áreas diferenciadas.


Já este foi uma bela surpresa (raramente vou comprar livros específicos, costuma ser mais comprar os que encontro e me agradam, sem desacordo ortográfico, obviamente). Sendo eu geógrafo e sendo a climatologia uma das áreas em que mais estou à vontade, nada como escolher esta obra que trata da bela atmosfera. Da autoria de uma doutorada em química, é uma obra que complementa a minha biblioteca neste domínio científico.


Agora trato de revistas científicas, não livros. Nos últimos anos tenho aumentado o número de revistas que adquiro, seja estas que constam mais abaixo, seja outras que tenho vindo a focar em comentários da temática "livros". Estas revistas em destaque são em língua francesa, e servem não só para aprender mais, bem como treinar o francês, que foi enferrujando após o secundário.  Outras são em inglês e outras em português, casos da "National Geographic", seja a "Smart Cities". Ler uma diversidade de revistas como estas contribui bastante para um conhecimento mais sólido e diversificado.
E não, não é preciso gastar muito dinheiro com livros e revistas (que obviamente se gasta), mas resume-se a opções e prioridades. Lembro-me há uns anos, quando comecei a viajar e alguns amigos meus diziam, surpreendidos, que eu gastava dinheiro em viagens. Eu dizia que era tudo uma opção, eles gastavam em bares e bebidas, e eu gastava em viagens.
Boas leituras! Visitem as nossas bibliotecas municipais!!






Sem comentários: