22.11.21

Esperava por isto há 11 anos!



Não tenho o costume de efectuar registos fotográficos nocturnos, mas abri uma excepção. Foi em 2010, aquando da iniciativa Limpar Portugal, que já depois de ter feito o levantamento de 255 locais de deposição de resíduos um pouco por todo o concelho de Ansião me apercebi de um problema em especial, até então desconhecido, na dimensão, ou seja o facto de em mais de metade destes locais de deposição ilegal de resíduos, haver resíduos de obra. Eram resíduos de obras de casas particulares. Em reunião com o então executivo municipal, em 2010, e com outros participantes na iniciativa, nomeadamente uma empresa de obras e construção civil, propus a criação de espaços específicos de deposição deste tipo de resíduos, bem como o seu aproveitamento/reciclagem por parte de empresas de obras e construção civil. Todos concordaram que era uma boa ideia, contudo nada foi feito para que os mesmos espaços específicos fossem criados de forma a receber este tipo de resíduos, evitando assim a sua deposição ilegal um pouco por todo o lado...
Eis que passados 11 anos, e já depois de nova sugestão, ao novo executivo municipal, para a criação deste tipo de espaços de recolha de resíduos de obra, surgem os esperados locais de deposição de resíduos de obra! Insistir na resolução de problemas como este é, para mim, algo de muito importante e que me torna um activista ambiental mais feliz. 
Olhando para o interior do contentor, nota-se que o pessoal ainda está a aprender a separar outros resíduos (na altura da fotografia o contentor tinha tudo menos resíduos de obra), mas afinal o caminho faz-.se caminhando, com alguns soluços como é normal. Não me admira que o ferro que ali estava tenha sido recolhido por algum sucateiro. 
Os meus parabéns à Câmara Municipal de Ansião por este projecto de recolha de resíduos de obra. 

Sem comentários: