14.11.21

Dos melhores projectos já feitos em Sicó! Obrigatório ver e ouvir!!!

Cheguei atrasado, depois de 4 horas e meia de viagem, mas ainda cheguei na parte anterior à abertura da exposição do projecto "O Cantar da Pedra - Expressões sonoras e visuais a partir de trabalho de campo". 

Só um à parte, o facto das imagens terem pouca qualidade é propositado. Fiz estes registos visuais só como guia visual do evento, de forma a perceberem minimamente o que ali está. Gosto de criar suspense...

Mas continuando, o "Cantar da Pedra" foi um projecto que me surpreendeu de uma forma que poucos projectos conseguem surpreender. No início fiquei um bocado confuso, já que a forma como o projecto foi divulgado na fase inicial criou alguma confusão sobre o que seria este projecto. Foi uma pequena falha, diria a única que detectei neste projecto. Após as primeiras notícias sobre este projecto, fui apanhando no radar algumas informações sobre o que estariam a fazer. Quando fui abordado sobre se teria disponibilidade para partilhar algum do meu conhecimento geográfico de Ansião, não hesitei um segundo. Foi um dia de campo fantástico com pessoal fantástico. Já depois deste dia soube de outras pessoas que tinham dado igualmente o seu contributo nas suas artes e saberes. Fiquei rendido, já que o que estava a ser feito era algo de fabuloso, nunca feito por estas paragens e com alma. E fiquei na expectativa sobre o final de todo este trabalho, feito por uma equipa de pessoal que faço questão de destacar, a Binaural Nodar. Curiosamente, ou não, já os acompanhava nas redes sociais. Sempre que vejo algo que me agrada, começo logo a seguir quem faz bons trabalhos.

Continuando, nesta última sexta-feira foi o muito esperado dia da apresentação do projecto, onde se iria ver, no concreto, o fruto do trabalho desta equipa de amigos do património. Por sorte consegui ir à apresentação. O resultado? Simplesmente brilhante! Desde já uma sugestão, visitem esta exposição, a qual estará patente no Complexo Monumental de Santiago da Guarda durante julgo que duas semanas, no horário normal de funcionamento deste monumento. Depois irá para Figueiró dos Vinhos por umas semanas e seguidamente Pombal, portanto não há desculpas para não irem visitar esta exposição. A parte dos sons envolve-nos durante o percurso. Levem telemóvel e aproximem do QR Code... Não se apressem durante o trajecto, desfrutem sff! E chegados à sala principal, não se esqueçam da brochura de apoio. Invistam tempo a ver as peças de parte ali expostas por uma artista que soube interpretar o nosso património com o auxílio de objectos vários. Quem tem alguma bagagem cultural vai adorar. 

E não é tudo! Há um endereço onde consta todo este espólio, o qual ficará em arquivo para todos usufruirem, novos e menos novos. O que podem aqui ver e ouvir é algo que faz parte da nossa identidade e que merece ser divulgada. Já ouvi alguns dos testemunhos, a começar pelo Senhor Ezequiel. 

Pessoal que sabe bem o que faz e que faz o que mais gosta. É uma dupla ganhadora! Diria que o "Cantar da Pedra" é inequivocamente um dos melhores projectos feitos nestas paragens nos últimos anos. Espero um dia voltar a cruzar-me com este pessoal que vive na mesma dimensão que eu vivo, a dimensão "património", seja ele natural, cultural ou outro. Quem me conhece sabe que não sou de dar elogios de forma leviana, e quando se inteirarem deste projecto irão perceber o porquê de tantos elogios...




 http://cantardapedra.org/

Sem comentários: