4.11.21

Sobre o maior desastre ambiental dos últimos anos em Ansião...




Tive de adiar a elaboração deste comentário, já que se o fizesse a quente poderia ter utilizado linguagem menos própria, tal a minha fúria depois deste desastre ambiental no meu rio Nabão. Tenho uma relação muito próxima com o Rio Nabão, já que foi um dos meus companheiros de infância, no qual brinquei e com o qual muito aprendi sobre as coisas da vida. Crescer com o Nabão à porta foi uma verdadeira maravilha e uma inspiração, daí a minha defesa incisiva deste curso de água.
Agora já mais calmo, embora ainda muito preocupado com a poluição derivada deste "acidente" ambiental, alegadamente possibilitado por alguém que já por várias vezes teve problemas com a questão "ambiente", e sobre o qual existiam suspeitas de outras descargas, de menor dimensão, neste mesmo local, posso então dissertar com calma sobre esta vergonha.
Confesso que não esperava um desastre ambiental desta dimensão. O local da descarga era já conhecido por fortes suspeitas de descargas menores deste tipo de resíduos, estando a ser monitorizado por algumas pessoas como eu. Desta vez a descarga envolveu óleo de motores. Milhares de litros derramados para o rio Nabão. Um "atentado" ambiental dos mais graves de sempre por Ansião. As consequências ainda estão por determinar, já que não se sabe bem quanto se infiltrou para os aquíferos. Estas imagens foram registadas há cerca de 2 semanas, já depois de uma acção de descontaminação do solo, que envolveu a remoção, através de maquinaria pesada, de uma camada impregnada de óleo. Este solo foi encaminhado para o local indicado para ser processado. Por esta altura já o Nabão corre e quem ali for só irá conseguir ver o ponto por onde o óleo foi despejado. E digo despejado porque o sistema tem ligação directa ao rio Nabão, tal como a descarga colossal de óleo confirmou. 
Dou os parabéns a quem denunciou o caso, já que além de ter feito um gesto que demonstrou coragem e cidadania plena, impediu que as consequências da descarga fossem ainda piores. Os meus parabéns também à SEPNA, Câmara Municipal de Ansião e às demais autoridades, pelo trabalho e diligências efectuadas.
À parte da dimensão da descarga, confesso que não me espanta o facto de quem possibilitou este desastre ambiental o tenha possibilitado de alguma forma. Há mais de duas décadas que trabalhei por ali e vi coisas que já na altura me preocupavam. E quando chamava à atenção, a voz do outro lado levantava-se contra mim. Nunca mais atestei o carro por ali, recomendando aos meus amigos que tivessem a mesma atitude. Quem não tem boas práticas ambientais não me merece enquanto cliente.
Tenho pena que não tenham encerrado compulsivamente aquela actividade, até que se averiguasse a situação. De qualquer das formas sei que a coima e as consequências serão graves para o responsável por este desastre ambiental. Agora resta esperar que a justiça faça o seu trabalho. E, fundamentalmente que o ecossistema recupere rapidamente, algo que não sei se será possivel dado que não se sabe quanto entrou no aquífero. E entrando lá, lá se foi a água potável por longas décadas...
Tenho vergonha que existam ansianenses que possibilitem de alguma forma atrocidades como esta. Não há desculpas e não me venham com histórias de avarias. O facto de existir ligação directa para o rio Nabão diz tudo sobre a gravidade da situação e sobre a responsabilidade de quem, afinal, foi o responsável por este desfecho trágico em termos ambientais!!!
 

Sem comentários: