22.3.10

Limpar Portugal na região Sicó: Balanço final


Finalmente passou o dia 20 de Março! Importa agora fazer um balanço geral desta iniciativa também na região de Sicó. Apesar de não ter dados sobre todos os concelhos, gostaria de fazer uma pequena nota geral sobre a iniciativa.
Á excepção de Alvaiázere, município onde a respectiva Câmara Municipal não quis participar nesta iniciativa (mas onde o Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos participou enquanto entidade), todas as Câmaras Municipais da região de Sicó apoiaram esta iniciativa, facto a destacar pela positiva.
Falando agora no concelho onde estive enquanto coordenador, gostaria de dar-vos os números do dia 20 de Março. Antes disso, importa referir que o dia começou bastante chuvoso, algo que ameaçou esta iniciativa, mas após as 11 horas da manhã tudo começou a correr bem.
Foram cerca de 140 participantes, algo que mostra que mesmo chovendo as pessoas compareceram em força. Foram cerca de 11 toneladas de resíduos entregues no ecocentro do Camporês, 12 toneladas de pneus entregues numa empresa de pneus que os irá reencaminhar para a reciclagem, bem como 300 kg de pára-choques que irão ser reciclados.
A juntar a isto resta acrescentar que ainda estão armazenados em bigbags, em duas freguesias do concelho, resíduos que não conseguimos encaminhar a tempo.
Resumindo, retirámos cerca de 26 a 27 toneladas de resíduos, onde cerca de 70% serão enviados directamente para a reciclagem, algo que me apraz de sobremaneira.
Destaco agora as entidades que em Ansião participaram nesta iniciativa:
- Bombeiros Voluntários de Ansião
- Câmara Municipal de Ansião
- Junta de Freguesia de Santiago da Guarda
- Tagpneus
- Agrupamento de Escuteiros 9064 - Chão de Couce
- Saint Gobain Webber Portugal S.A. - Centro de Produção de Avelar
- Junta de Freguesia de Torre de Vale de Todos
- Junta de Freguesia do Alvorge
- Junta de Freguesia da Lagarteira
- APFCA - Associação de Produtores Florestais do Concelho de Ansião
- Elimur - Sociedade de Construções Lda
- Linhambiente SA - Empresa de Gestão de Residuos, Gestão e Eliminação de Arquivos, Limpezas Industriais, Consultoria, Reciclagem de Papel e cartão, plásticos e Sucata
- Junta de Freguesia de Pousaflores.
Há ainda outras entidades que farei nota no local indicado para o efeito, agradecendo a todas elas a ajuda.
Para finalizar, gostaria de destacar pela negativa:
- A chuva, que não ajudou da parte da manhã e que molhou muitos dos jovens participantes.
- A não participação da Junta de Freguesia de Chão de Couce, freguesia mais poluída do concelho de Ansião.
- A recusa da Junta de Freguesia de Ansião em participar nesta iniciativa.
- A tentativa de "golpe de teatro" por parte do presidente da Junta do Avelar, que na noite anterior, e já depois de estar tudo acordado, tentou impor as suas regras ao Limpar Portugal e politizar esta iniciativa, algo de lamentável e que demonstra apenas uma grande falta de carácter.
Caso vocês tenham dados concretos dos outros concelhos da região de Sicó, façam o favor de me transmitir os mesmos.
Apesar de exausto, sinto o dever cumprido nesta missão, esperando que isto seja apenas o início do Limpar Portugal e não o seu fim...


Sem comentários: