22.10.21

Nascimento e crescimento dos monstros de Penela!

Termino esta trilogia com o caso de Penela e as suas pedreiras, uma ainda, bem, activa. Outra, abandonada,  já há meia dúzia de anos anos ouvia dizer que era para ser recuperada em termos ambientais e paisagísticos. A análise das 4 versões da Carta Militar do Espinhal mostra a evolução dos monstros nas últimas décadas, concretamente desde a década de 80. A mim tudo isto diz-me muito, já que todas elas fazem parte das minhas memórias visuais desde pequeno, e não por bons motivos. 

Espero que mais estes três contributos sirvam para sensibilizar para esta temática, de forma ponderada e racional, sem demagogias e populosos tão comuns pela região de Sicó. Há uns anos tive uma "luta" precisamente nesta questão, em Alvaiázere. Os donos e a ralé política andavam bastante irritados comigo por eu alertar para o facto daquela pedreira andar a poluir o aquífero e andar a laborar em clara violação do Plano Director Municipal e Rede Natura 2000, portanto à revelia das mais elementares regras assumidas por entidades públicas e privadas. Essa pedreira fechou e lições foram aprendidas :-D

1947

1983

2003

2019

Fonte: excertos dos meus exemplares da carta militar do IGEOE, folha - Espinhal

Sem comentários: