6.10.21

As máquinas do tempo existem, sabiam?


Pode parecer uma fotografia pouco ou nada estética, que não vos diz nada, contudo, e pelo menos para os da minha geração (além dos mais velhos do que nós, obviamente), esta imagem consegue ser uma verdadeira máquina do tempo, transportando-nos para outros tempos. É boa a sensação que esta fotografia causa, não é?
Uns vão pensar nas belas pasteleiras Ye-Ye, outros vão pensar nestes emblemáticos cabos elásticos para prender objectos (o verde era dos mais comuns). Actualmente é raro ver disto, mas há quem, como eu, goste de ambos, daí ter comprado há uns tempos estes cabos elásticos para colocar na minha pasteleira Ye-Ye. Porquê? Não, não é para ficar mais bonito, mas sim para prender o saco das compras no suporte. Não sou de recuperar as coisas antigas só porque sim, só para inglês ver, mas sim porque gosto destas "coisas" e de as utilizar nos meu dia-a-dia.
Tenho 5 bicicletas, cada uma delas de estilos diferentes, mas esta é a que me alegra mais e que mais gozo me dá pedalar. Não a adquiri para a meter num museu, mas sim para a utilizar. É a que tem a melhor posição para pedalar, algo que não seria expectável para muitos. Todas as semanas sai para uma voltinha de lazer ou simplesmente para ir às compras.
Passam agora 2 semanas da Semana Europeia da Mobilidade. Não quis elaborar este comentário na altura, pois havia uma saturação do assunto, preferi escrever estas linhas agora, para ser um assunto do dia-a-dia e não algo só falado no dia X ou Y. É bom falar desta temática regularmente e despreocupada.
É maravilhoso sentir o efeito de uma bicicleta a vários níveis, desde a alegria de pedalar sem pressas, até ver miúdos e graúdos olhar para mim, espantados, em cima de uma bicicleta histórica. Detecto facilmente as emoções daqueles mais velhos que, ao passar por eles, sentem esta máquina do tempo causar emoções antigas. Isso vê-se bem no olhar deles. 
E, claro, é ainda melhor passar por umas bombas de gasolina e não estar preocupado com as constantes subidas do preço dos combustíveis. Toca a pedalar, seja para exercitar, seja simplesmente passear ou ir às compras (e com isso exercitar...). Mesmo que não seja todos os dias, experimentem um dia ou outro que irão ver quer gostam e que isso tem apenas reflexos positivos!

Sem comentários: