14.1.24

Porque não as baptizaram por exemplo como "Pombinas"?


Inicio este comentário com algo que me irrita profundamente, ou seja estrangeirismos completamente desnecessários. Porquê Pombike e não Pombinas? Ou outra solução para um nome português?
Feito o reparo, falo então do sistema de bicicletas partilhadas de Pombal, em uso há poucos meses e, de acordo com o que tenho visto das várias vezes que tenho ido a Pombal, com os normais problemas, ou as chamadas dores de crescimento. Os sistemas de bicicletas partilhadas têm surgido por muitos municípios deste país e a região de Sicó não é excepção. E é bom que isso aconteça, claro que de forma sustentada e bem estruturada, pois se é para ter algo só porque é moda não faz sentido, daí que os projectos tenham de ser estruturados de acordo com as especificidades locais, de forma a maximizar o sucesso. E não basta ter os sistemas de bicicletas partilhadas, mas sim ter uma plataforma que seja adequada, um bom posicionamento dos estacionamentos das mesmas (docas) e regras à prova de vândalos. E, claro, ter vias seguras para a utilização das mesmas. Não se iludam, sem segurança é muito difícil andar de bicicleta. E não precisamos de construir ciclovias de raíz em muitos casos. Há zonas onde basta a acalmia de tráfego para facilitar, outras onde pegando na infraestrutura existente se consegue criar vias seguras para ciclistas. Noutras sim, pode e deve-se criar uma estrutura segregada, tudo vai depender da rua em causa. E é fundamental haver ligação entre ruas, de forma a que os trajectos ciciáveis não tenham barreiras, obstáculos e tenham uma continuidade natural, a qual potencie o uso da bicicleta, sejam elas partilhadas ou não.
Aproveito para questionar os utilizadores destas bicicletas partilhadas de Pombal sobre o uso das mesmas. Estejam à vontade para aqui trazer as vossas experiências de utilização, de forma a perceber como corre a coisa. Desconheço o número de utilizadores e número de viagens, pois não sei se o Município de Pombal disponibiliza esses dados.





 

2 comentários:

Ricardo Freire disse...

Podia ser
Pombiclas

João Paulo Forte disse...

Sim, era a minha segunda opção.