28.6.21

Pombal 1 século depois!



Há umas semanas, enquanto navegava pelas redes sociais, reparei numa publicação de um membro de um grupo (Sérgio Jorge), na qual constava um postal bem antigo de Pombal, concretamente a área da colina onde se localiza o Castelo de Pombal. 
Para mim, enquanto sicoense e geógrafo, foi uma imagem que me ficou na memória, daí ter tido uma ideia que me pareceu engraçada, ou seja tentar descobrir o local de onde foi tirada a fotografia do postal e, dali, tirar uma fotografia, de forma a ter o antes e o actual.
Não sei o ano do postal e da fotografia antiga, mas terá umas valentes décadas, facto que se reflecte na brutal transformação da paisagem.
Não vou falar muito mais, vou apenas desfrutar destes dois registos fotográficos que distarão talvez um século. Se alguém souber do ano da fotografia do postal, peço que comentem, de forma a todos sabermos qual o ano da imagem inicial. Quanto à imagem actual, foi registada este último fim-de-semana do local aproximado (deve distar meras dezenas de metros do local exacto). 
Tal como tive a oportunidade de descobrir, nem sempre é possível tirar fotografias dos locais aproximados.  Tenho um outro registo, de outro local, que brevemente irei partilhar, e há outros dois locais que tentei fotografar, um impossível de replicar, já que o local está florestado, e um outro só será possível de captar caso obtenha autorização do dono do edifício de onde a fotografia antiga foi tirada.
E estou desejoso de ver outros postais, de forma a fazer mais registos como agora fiz. É fabuloso fazer isto!


Sem comentários: