22.4.20

Dia da Terra para tótós


Para mim é todos os dias, contudo é importante que exista um "Dia da Terra", já que é das poucas formas de relembrar a algumas aves raras que o Planeta Terra é nada mais nada menos do que a nossa casa, sem a qual não existimos, portanto há que cuidar da nossa casa e de todos os que nela habitam.
Calhou bem ser hoje o dia de mais um comentário, o qual já estava planeado há 3 dias, depois de me terem pedido ajuda para resolver uma situação que mostra o desrespeito de algumas aves raras para com este nosso planeta Terra e para com outras espécies que partilham connosco esta casa comum. Falo, claro, da destruição criminosa de ninhos de andorinha, mais grave em época de nidificação.
Como não estou por Ansião, pedi a uma das leitoras do Azinheiragate que me arranjasse uma fotografia para ilustrar este comentário, já que não tinha nenhuma por utilizar no meu arquivo e não sou daqueles que vai buscar fotos ao google. Desde já o meu agradecimento pela cedência desta fotografia, a qual mostra algo de curioso, a pouco comum utilização intensiva de palha neste tipo de ninhos.
Indo aos factos, fui alertado para uma situação onde alguém destruiu ninhos de andorinhas, acto que é proibido por lei. Podem consultar o Decreto-Lei nº 49/2005, nomeadamente o seu Artigo 11 e especialmente a alínea "c)", onde consta que é proibido "Destruir, danificar, recolher ou deter os seus ninhos e ovos, mesmo vazios".
Assim sendo, se virem alguma ave rara, com duas pernas, a danificar ou a destruir ninhos, já sabem, toca a tirar fotografia e a telefonar para a SEPNA/GNR, que as aves raras que se estão a marimbar para a avifauna aprendem a lição.
não é a primeira vez que aqui tenho de abordar este tipo de actos imbecis, de gente inculta e iletrada do ponto de vista ambiental. Só insiste nestas acções imbecis quem é imbecil. Há formas de resolver este tipo de situações, portanto não há sequer desculpa para insistir na destruição de ninhos.
E não se iludam, pois sejam quem for a ave rara a cometer este tipo de actos imbecis, não terá misericórdia da minha parte, denunciando eu seja quem for, amigo ou não. Já há uns anos tive de fazer uns avisos sérios a pessoas conhecidas em Ansião, mas isso já foi há uns anos, pois agora a tolerância é zero! O aviso está feito, relembrando eu que tenho olhos em todo o lado...

3 comentários:

Joao disse...

Eu estava atenta e um dia vi alguns ninhos logo no outro já não vi nenhum. E falei com a dita senhora que disse que tirava tudo porque elas sujam tudo. Há 10 minutos fui ver e lá estavam 2 andorinhas a tentarem fazer o ninho. De imediato toquei a campainha e falei para ela não tocar mais nos ninhos e que não era legal fazer o que ela está a fazer. Ela replicou que voltaria a fazer. Imediatamente lhe disse que ontem à noite dei conta de ela estar a mexer ainda mais o que confirmou. Agora tenho a porta aberta para ver o que ela faz
Eu queria enviar todas as fotos que tenho mas como é que faço para onde envio ficava o documentário mais completo
Por favor

Joao disse...

Ontem à noite estive de vigia aos ninhos mas não houve hipótese porque eu fiquei junto à porta sentada e com a luz desligada. Eu disse à senhora que não continuasse porque ao fim de 24 horas as andorinhas conseguiam completar o ninho. Assim aconteceu hoje de manhã vi que estava maior e agora à noite já lá estão as meninas. Valeu a pena porque quando vierem cá eu vou mostrar o lado oposto onde a vizinha destituiu tudo. Cumprimentos

João Paulo Forte disse...

joaopauloforte@gmail.com