27.1.12

Muros de Sicó


Muros de Sicó, isso mesmo. São "apenas" um dos muitos recursos, em termos de património, que esta região tem, infelizmente não têm o devido reconhecimento por parte de quem em primeiro lugar o deveria reconhecer. As entidades públicas, caso das Câmaras Municipais nunca tiveram atenção a este pequeno grande pormenor que são os belos muros de pedra da região de Sicó. Dão atenção sim aos patéticos muros de blocos que vemos em lugares onde nunca os deveria haver. Em vez de proteger este recurso em pleno desaparecimento, dão aval à construção de muros de blocos em locais que deveriam estar protegidos de obras de mau gosto, que apenas desvirtuam a bonita paisagem desta região.
Estes muros de pedra são o resultado do enorme trabalho de gerações que deram tudo de si a este território, que valorizavam o que era seu e moldaram a paisagem. Deu trabalho? Sim, deu, mas o resultado não é fantástico? Então porque não proteger estas belas marcas da paisagem regional?!
Falta a estratégia que permitiria não só proteger bem como valorizar também este recurso, o que é "apenas" mais uma das variáveis na bela equação que é o desenvolvimento territorial. Infelizmente há quem teime em incluir variáveis estranhas à equação, o que tem dado resultados vergonhosos. Notem que o turista pretende "coisas" como esta e não patéticos parques eólicos em áreas supostamente protegidas (façam-nos noutras áreas que não as protegidas!). Mas quem vive aqui não é o turista, somos nós, infelizmente caímos frequentemente no erro de pensar que devemos fazer as coisas pensando nos outros. Devemos em primeiro lugar fazer as coisas pensando em nós e depois o turista aparece e agradece o facto de sermos verdadeiros e valorizarmos a nossa cultura. Os muros são apenas parte desta questão, parte esta que faço questão em salientar.
Há alguns locais bem catitas onde podemos ver a beleza destes muros, já que de lá conseguimos ver a coisa no seu todo. Aconselho uma ida até ao Moinho de Janeanes, de onde podem avistar centenas de metros destes belos muros. As fotos que acompanham este meu comentário não são de Janeanes, pretendo com isto aguçar-vos o apetite para uma visita a Janeanes ou a outros lugares, o importante é sairem de casa e sentirem o território e o património desta nossa região.

1 comentário:

HL disse...

Olá João sou um visitante pontual do teu blog e é com agrado que te vejo defender o património natural da das terras de Sicó.
Quanto à questão dos muros, convém realçar que para além de ser um elemento característico da paisagem nesta zona, são também elementos importantes para a manutenção da biodiversidade que se encontra associada a estes muros.