16.2.24

Espaço verde de... plástico?!!!!


É, infelizmente, uma moda que começou a surgir há poucos anos e que entretanto começou a ganhar contornos preocupantes. E logo de forma duplamente preocupante...
Mas vamos aos factos. O que é um espaço verde? Dou uma pista, não é uma superfície coberta com tapetes de plástico verde a que alguns iluminados chamam de espaços verdes. Os espaços verdes em Portugal são menosprezados e este é mais um prego no caixão como se costuma dizer. 
Para alguns espaço verde é, por exemplo um relvado a cobrir toda uma superfície, exigindo o mesmo uma imensa manutenção e promovendo o mesmo um gasto de água assinalável. 
Para quem sabe do que fala, espaço verde é uma área com vegetação autóctone ou outra (herbácea, arbustiva e arbórea), não invasora. Um espaço com valor ecológico e que não necessita de grande manutenção ou sequer grande gasto. Porquê? Porque o mundo real é assim mesmo. Quando se torna um espaço artificializado é que se gasta muito dinheiro na manutenção, já que se tem de assegurar processos naturais. De uma forma simplificada é isto.
Já há uns meses falei aqui nesta problemática, dessa vez na Vila de Ansião, focando a mesma na questão da poluição dos microplásticos que estes tapetes de plástico promovem e que não há forma de mitigar. É uma verdadeira besteira o que se vê nas fotografias disponibilizadas nas redes sociais.
Confesso que sinto vergonha em ver estas imagens, as quais mostram um absoluto desrespeito pelos espaços verdes. Chamar a isto espaço verde é, no mínimo, anedótico...

 

Sem comentários: