20.12.23

Assim não vamos lá...


falei deste tema várias vezes ao longo dos últimos anos, já que é algo de muito importante, seja no domínio patrimonial (muros de pedra) seja a nível do impacto na paisagem rural e cultural de Sicó. Infelizmente, e mesmo tendo em conta as frequentes palavras vãs dos autarcas da região neste domínio, o certo é que não vejo medidas para resolver o que, no meu entender, é um grave problema. Não basta dizer que se vai proteger os muros de pedra, há que fazer que isso aconteça e que, por exemplo, a aberração que se vê na imagem não ocorra. Há várias formas de resolver o problema, mas se não nos mexermos é natural que não se saia do mesmo lugar.
Confesso que isto de apontar problemas que não são resolvidos é cansativo passados tantos anos a bater na mesma tecla enquanto activista do património de Sicó, tal como é frustrante não conseguir mudar mentalidades neste domínio ou não conseguir fazer aquilo que mais gosto na minha região, Sicó. Estamos a poucos dias do final de mais um ano e as minhas aspirações de voltar à minha região começam a esfumar-se. Não basta ser competente, ter mérito e reconhecimento q.b., é preciso algo mais... Agora começo a perceber bem o que alguém me dizia há uns meses, quando eu lhe dizia que gostava mesmo de voltar à minha região para me estabelecer em termos profissionais. Disseram-me: "não sejas maluco...". Nesta altura concordo plenamente com essa pessoa. A ver vamos como vai ser 2024 e se vai implicar ir para fora, lá fora. A luta por Sicó continuará, independentemente do que aí vier, isso é garantido!

 

Sem comentários: