27.10.23

Sobre a iliteracia ambiental...

Volto mais uma vez à temática dos livros. Apesar de sempre que publico algo sobre livros ter poucas visualizações, esse facto apenas me motiva a escrever mais sobre livros, sobre literacia ambiental e tudo o que orbita em redor dos mesmos.

Desta vez inicio com duas fotografias de uma livraria no Reino Unido, a qual visitei há poucos dias num tempo livre entre apresentações do congresso a que fui por ali. Fiquei impressionado com a quantidade de livros disponíveis sobre a questão "Natureza" e sobre a diversidade da mesma. E também com a diversidade dentro da mesma. Em Portugal ocorre já há muitos anos um esvaziamento de livros da temática "Natureza" das prateleiras das livrarias, cenário que é a regra. Sendo eu alguém que compra bastantes livros, fico triste ser tão difícil encontrar livros desta temática nas várias livrarias. Mas naquela livraria, no Reino Unido, havia centenas à escolha e a preços acessíveis q.b. Apetecia-me literalmente trazer dezenas de livros debaixo do braço, mas só pude trazer dois, dado o espaço limitado na mochila.

Mas voltando atrás, este cenário estende-se às bibliotecas municipais, que têm pouca oferta de livros sobre o mundo natural. Neste caso, e nas últimas duas décadas, tenho dado um contributo para reverter o cenário em algumas bibliotecas municipais, nomeadamente aquela que mais me diz e que alguns saberão. 


Mas vamos então às novas entradas na minha biblioteca. O primeiro livro trata de uma questão para mim fundamental, ou seja educar as crianças e aproximá-las do mundo natural de uma forma pedagógica. Mesmo sendo eu um pedagogo com experiência nesta temática, gosto de aprender mais e melhor com obras como esta, que me apresentam outras perspectivas que só me irão enriquecer e fazer ser uma melhor pessoa. 


Depois uma novidade que ainda não tinha na minha biblioteca. Uma obra que nos mostra o mundo animal na perspectiva das suas viagens e do seu sentido de navegação. Já pensaram que nós, para ir de um local a outro mais longínquo, só o conseguimos fazer com a ajuda de ferramentas de navegação? Já pensaram como é que por exemplo uma ave consegue percorrer milhares de km sem qualquer aparelho de navegação a ajudar? Incrível, não é?



Os próximos dois livros chegaram à minha biblioteca há poucos dias, fruto de mais uma incursão numa livraria portuguesa. O primeiro é de um autor bem conhecido por quem lê sobre ciência e o título do livro é simplesmente maravilhoso "books do furnish a Life"!


Depois este, tem um sub-título com o qual me identifico bastante. Complementa a minha biblioteca a qual vai crescendo através de uma cobertura muito vasta, passe o pleonasmo, de temas que me interessam e que contribuem para eu ser alguém mais informado e crítico sobre esses mesmos temas. Julgo que é um reflexo natural de eu ser geógrafo. Talvez a mais-valia de ser geógrafo é saber um pouco de tudo e vez de muito de pouco.




 

Sem comentários: