9.10.23

Falar do património natural de Sicó lá fora!


Neste momento estou no Reino Unido, num congresso que visa o património geológico, geoconservação e afins, para fazer uma apresentação dos resultados de uma investigação sobre património geomorfológico da região de Sicó, mais concretamente de uma área que envolve os concelhos de Ansião e de Alvaiázere. De forma resumida, reavaliei os locais de interesse geomorfológico que avaliei há 15 anos, aquando da elaboração da minha tese de mestrado. É algo pouco feito em Portugal e que já tinha intenção de fazer há alguns anos, aproveitando agora este congresso para o fazer. Já vou aos congressos da PROGEO, uma associação internacional, desde 2008, e tenho apresentado em todos eles o resultado da minha investigação neste território, além também de outras duas duas investigações relativas a outros territórios (Mafra, Portugal e Morro do Chapéu, Brasil; Paredes de Coura, Portugal).
É importante haver mais investigadores a divulgar todo este património, mas para isso é necessário que existam apoios à investigação neste território. Só investigando é que se retira conhecimento do território, podendo depois conseguir as desejadas mais-valias em termos de divulgação e valorização a vários níveis (social, económico, etc).
No meu caso, e mais uma vez, vou a pagar do meu bolso, porque só assim consigo divulgar... Estranho mundo este, não?



 

Sem comentários: