16.3.23

Mexer fora da caixa, longe dos écrans do telemóvel!


Na maioria das vezes planeio os comentários, mas uma vez por outra surge por acaso algo que me faz escrever algo na hora, sem que estivesse à espera de o fazer. É o que acontece agora, já que enquanto estava a arrumar umas papeladas, eis que mexo em algo que me motiva a escrever umas linhas. Algo que já tenho na minha posse há uns anos e que, diga-se, não está por abrir.
E calha bem, já que especialmente nos últimos tempos tenho pensado bastante sobre uma realidade que se pode dizer que é preocupante, ou seja tantos pais darem telemóveis aos filhos, gesto que quando mal gerido é desastroso a vários níveis para as crianças. Passam o dia no telemóvel, seja na escola ou em casa. E até na rua, enquanto vão a caminhar. Autênticos zombies andantes com um telemóvel na mão.
Por isto e por muito mais, há que tratar de investir em algo que não passe por aparelhos electrónicos, que desenvolva as capacidades das crianças. Algo interessante e desafiante para as mesmas, que os faça estar umas valentes horas longe dos écrans e perto do que faz bem. Falo aqui frequentemente de livros, mas hoje falo de origami, mais concretamente origami do mundo natural. É um verdadeiro desafio, seja para miúdos seja para graúdos, vos garanto.
Quando os vossos filhos fizerem anos, ofereçam livros e outros bens como jogos de tabuleiro ou afins, origami incluído. Fica o conselho e o desafio para quem ainda não o fez!
E digo-vos, é complicado estar a escrever estas linhas com tanto livro por ler nas prateleiras da minha biblioteca. Não consigo dar vazão a tanto livro, facto que me entristece por um lado mas me alegra por outro, já que ter uma biblioteca pessoal é algo que só quem aprecia livros e conhecimento compreende. É tudo uma questão de opções, não propriamente de ter ou não ter dinheiro para os comprar.

 

Sem comentários: