21.9.22

Um infame, um ressabiado e uma coitadinha...

Foi há poucas semanas que fui surpreendido por algo que, pessoalmente, me repugna, ou seja gente ressabiada, que difama de forma leviana e que faz da ignorância o seu modus operandi. Foram 3 comentários, feitos por gente intelectualmente desonesta, ressabiada e frustrada com a vida, depois de ocorrido um grande incêndio na região de Sicó.
Mas vamos então aos comentários. O primeiro é de um artista que dá pelo nome de Luís Matias. Não conheço o cromo, nem ele me conhece, sei apenas que alegadamente tem uma empresa na qual trabalha (bela publicidade negativa...). Este cromo, e num grupo que administro, fez o seguinte comentário:


Perplexo com tal comentário, ainda o alertei para o facto que difamar é crime e que também numa questão que me diz tanto, pelo facto de ter sido bombeiro voluntário 22 anos, não tenho contemplações com gente sem carácter e que fala à má fé. Não apagou este comentário e, assim sendo, enviei o mesmo para um advogado, de forma a ver o que vamos fazer perante tal afirmação caluniosa.
Este cromo mentiu e mostrou que não sabe como funcionam as coisas, daí empranhar pelos ouvidos e divulgar a retórica promovida por interesses políticos corruptos. E o grave é que sendo grave o que este cromo disse, é uma retórica que se espalha facilmente perante uma população pouco letrada e pouco informada sobre questões e leis ambientais. O populismo, a mentira e a demagogia associados à questão dos incêndios cresce muito rápido... 
Tenho nojo da postura desonesta deste indivíduo, pela calúnia e pela falta de carácter demonstrada no diálogo que acabámos por ter via messenger. Há mais comentários, mas como foram feitos entre nós, e não de forma pública, não irei divulgar.
Segue-se um miúdo mais novo do que eu, embora pareça mais velho. Após ter feito esta afirmação, e outras mais, investiguei e percebi que é mais um rapazito ressabiado da política, concretamente das laranjas azedas, mas não de Alvaiázere, já que é aprendiz de autarca em Condeixa. Veio com a lenga lenga do costume, típica de ressabiados que não sabem nada da temática ambiental e também de incêndios florestais. Mostrou  que é um péssimo gestor, já que não sabe leis que era suposto saber enquanto autarca. Um miúdo ressabiado, movido pela azia laranja e pelo que aconteceu desde 2007 em Alvaiázere. Este rapazinho precisa de ir novamente à escola aprender noções básicas de ordenamento do território, pois assim não diria tanto disparate.

Para finalizar, uma "surpresa", uma coitadinha sem voz, que deve ter alguma coisa atravessada na garganta. Terá tido de pagar alguma coima ambiental à conta de alguma denúncia minha? Despejo de resíduos de construção? Esta fulana tem o descaramento de dizer que não faz ideia do que trata a difamação, depois de dizer que é triste me fazer de vítima. Esta croma, que há uns meses vinha para as redes sociais alertar os outros que se metessem na sua vida vem agora meter-se na vida dos outros, coitada. Sem saber do que se trata, fala sem conhecimento de causa. Entidades, quais entidades ó croma? Fui alvo de calúnia por um cromo, qual a confusão?! Santa ignorância. Esta fulana chegou a ser minha colega bombeira, com a diferença que eu nunca precisei dos bombeiros para ser gente, para ter voz e para ser ouvido. Também nunca fiz dos bombeiros um escape ao insucesso profissional. Esta coitadinha acha que me pode dizer o que faço ou o que posso fazer. Esta croma, que há uns anos dizia que eu não devia ser tão activo em prol do património natural (como por exemplo pugnar pela mitigação dos incêndios florestais), vem agora com este comentário profundamente ignorante. Aprende uma coisa ó coitadinha, quando tu ainda nem sonhavas ser bombeira já eu era há muitos anos. Quando tu acordaste para a vida nas questões ambientais já eu tinha feito muito há muitos anos, bem mais do que eventualmente irás fazer durante toda a tua vida. A minha profissão não é para fazer fretes, mas sim para ordenar o território e, dentro desta vasta temática, fazer com que os incêndios não sejam um problema. Cresce, aparece e acorda para a vida! A minha função é ordenar o território, mesmo que isso não agrade a aprendizes de autarca como o Nuno Gaspar e mesmo que isso não seja percebido por ignorantes na matéria como o Luis Matias e tu própria. Se não sabes, pergunta a quem sabe e faz o TPC primeiro, pois assim evitas fazer mais figuras tristes.


 

Sem comentários: